UM PLANETA E DOIS CAMINHOS

UM PLANETA E DOIS CAMINHOS:

Não chega a ser uma encruzilhada ou bifurcação ou algo parecido, é sim dois caminhos paralelos e com a mesma característica de tragédia anunciada e talvez irreversível.

Os canhões troam e ceifam vidas nos campos e nas cidades; a fúria inumana se faz presente

Nos campos ensanguentados pelas batalhas, os senhores da guerra rejubilam-se com a carnificina insana e cruel, a barbárie tem a sua própria razão e seus motivos vários.

Séculos e séculos foram passando, contamos já milênios de ocupação da terra pródiga e diversificada em forma de vida latente, pungente com miríades de seres vivos e atuantes seja nos continentes ou mares e oceanos, uma flora exuberante emoldurada por maciços minerais de todos os matizes imagináveis.

Somos pelo menos diante dos conhecimentos atuais o único lugar habitável na via láctea ponto diminuto reflexo da luz que emana do astro sol que nos acalenta e faz junto a outros fatores e elementos a vida pulsar em intensidade e mistério.

Ser humano, designação para o ser pensante que conseguiu o domínio total e absoluto sobre todas as outras criaturas que aqui proliferam e desenvolvem-se de forma similar a dos humanos criatura esta que por uma razão maior adquiriu a capacidade de raciocinar e criar mesmo sendo em sua essência criatura como define a palavra; fruto de um hipotético criador.

Deus ou deuses. Reais ou hipotéticos manipulam por convicções humanas os cordéis do destino, frutos de crenças ou em função do mistério que envolve a vida como um todo e suas manifestações infinitas donde podemos apenas vislumbrar algumas definições concretas da nossa tão pequena capacidade de entendimento do conhecido e já cientificamente provado.

Apesar de toda a tecnologia e avanços nas conquistas do conhecimento espacial e cósmico a nossa capacidade de avanços maiores ainda dá-se em passos de tartarugas diante da infinitude do universo a ser explorado.

Mas uma coisa e patente ao observarmos as atitudes e ações humanas; a violência e a insanidade grassam em todas as latitudes de todas as formas possíveis, fazendo da morada humana um caldeirão sempre em ebulição, assim como os caldeirões das bruxas das ficções literárias de todos os tempos até nossos dias de modernidades.

Não sou por natureza pessimista, mas fica difícil de ter otimismo quanto ao destino humano, e de nossa frágil e fugaz presença nessa urbe desvairada e sem rumo, levada por correntes de ódio e desavenças colossais sem um sentido logico ou racional que nos indique o porquê da corrida desenfreada em direção ao abismo e ao suicídio coletivo de nações inteiras que promovem entre si guerras e contendas em nome sabe-se lá o que.

E muito triste e desalentador todos os acontecimentos vivenciados no presente momento da humanidade; conta-se nos dedos os lugares do planeta onde reine a verdadeira paz e concórdia.

Todos em luta fraticida contra todos, fraticida sim pois queiramos ou não somos irmãos e semelhantes sem importar os lugares de origem, etnias, cor da pele, gêneros e até mesmo ideologias porque a nós seres pensantes foi nos dado ou conquistado o direito de escolha e sendo assim somos senhores absoluto de nossos pensamentos e responsáveis únicos de nossos atos e atitudes para conosco e para com os outros nossos iguais.

O que me inspirou esse texto foi o momento político que vivemos aqui no Brasil, desde muito jovem ouvia muitos dizerem; Brasil terra da abundância da concórdia, da alegria, expressão máxima o carnaval, também a solidariedade do povo em momentos de crises e tragédias era sempre patente em todas as camadas das populações. Hoje parece tudo perdido pois de um tempo para cá o ódio e a violência implícita e explicita se fez presente como nunca dantes em nossa história de Nação independente e soberana como todos indistintamente devemos acreditar e lutar se preciso por esse ideal nacional

Vendilhões e traidores sempre existiram e existirão; cabe ao cidadão livre e preocupado com a maioria e as minorias o discernimento e capacidade de avaliação do que é realmente digno e ético diante dos valores humanísticos independente de suas preferencias políticas e ideológicas, separar o joio do trigo e balizado nos seus próprios conhecimentos acumulados sejam estes conhecimentos acadêmicos ou em suas experiências de vida e convivência distinguir o certo do errado, tendo como base no meu entendimento as atitudes e exemplos históricos já vividos em nosso Pais através destes anos de turbulências e desencontros do nosso cotidiano humano e político.

Vou terminar sem fazer desse texto apologia política pois o meu interesse nesse momento é de alguma forma contribuir dentro das minhas limitações para a Paz no meu Pais e quem ao fazer isso de alguma forma também não esteja contribuindo para a paz no Mundo, de maneira diminuta mas verdadeira.

Que seria dos rios, dos mares, do oceano se não houvesse a gota da chuva que unidas caem em seus leitos e conseguem fazer do planeta terra o planeta agua.

Miro.

Rio grande rs. Brasil.16/05/2022.

valmirolino
Enviado por valmirolino em 16/05/2022
Código do texto: T7517300
Classificação de conteúdo: seguro