Caminhando a segunda milha

"E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas."( Mt 5:41)

Temos uma palavra de suma importância para o nosso viver em Cristo, pois é o próprio Senhor que nos fala à respeito da mesma; Jesus nos fala sobre a severidade da lei que era aplicada pelos antigos; e este viver em Cristo requer de nós uma observância de seu ensino, Jesus Ele foi muito firme na sua aplicação, quanto a forma que deveriam proceder. Primeiramente precisamos ver algumas passagens anteriores à respeito do quê Cristo estava ensinando. As autoridades religiosas se valiam dessa lei, para o ato vingativo; e quando a palavra se diz: olho por olho,dente por dente, não estava falando de vingança,e sim de agir com justiça,era uma forma da justiça ser aplicada de maneira correta; algo que não vinhesse deixar passar despercebido,se fosse um braço,se pagaria com um braço,se fosse uma perna, seria uma perna; então o intúito era que se alguém fizesse mal à outra pessoa, seria pago na mesma proporção,este era o sentido da lei,e ao mesmo tempo remover o desejo de vingança por parte da pessoa que foi afetada, até porque, quem aplicava a sentença não era aquele que sofreu dano, mas sim,as autoridades constituídas. O propósito era estabelecer a paz, porque aquele que fosse fazer algo maldoso a alguém,ele iria pensar duas vezes antes de fazer; e isto acabava trazendo um bem estar a sociedade.

Jesus Ele é mais rigoroso na aplicação desta lei, porque eles estavam acostumados com o pagar com a mesma moeda,e é aqui onde Jesus diz: "Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;"( Mt 5:39) Jesus muda essa questão que eles estavam tão familiarizados. Quando Jesus pronuncia estas palavras, não era para que a pessoa que sofreu vinhesse ter como covarde ou medroso, muito pelo contrário, Jesus estava incitando aquela pessoa à agir com braveza, com valentia , e com espírito de Deus. Quando eu revido à uma ação,eu estou dando motivo e razão para aquela pessoa dá continuidade naquela discordância; mas quando eu dou a outra face, significa que eu não revidei, não dei motivo para dá continuidade ; eu estou tirando do provocador a razão, deixando ele sem argumentos, tirando as armas das mãos do agressor.E é nesse contexto depois de falar também da túnica e a capa ,que se referia aos elementos judiciário dentro daquela tradição, que Ele vai falar da milha."Se alguém te obrigar caminhar uma milha,vai com ele duas". Não é bom quando fazemos algo obrigado,na bíblia temos alguns casos,e um deles é o caso de Simão que diz: "E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz."( Mt 27:32) Este homem foi obrigado pelos guardas à carregar a cruz pesada de Cristo. Sempre que fazemos algo por obrigação, não fazemos com prazer. E é aqui aonde Jesus está nos ensinando algo muito importante, à não fazermos somente porque era uma obrigação nossa,o mesmo nos diz : "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer."( Lc 17:10)

O intúito de Jesus era mostrar que nós como servos de Deus, como pessoas que hão de herdar o reino dos céus, deveríamos agir com maior proporção concernente aos padrões deste mundo;ou seja, deveríamos ir além dos padrões estabelecidos por este mundo; se alguém me obrigou caminhar uma milha,vou caminhar duas, porque desta forma ultrapassarei os limites outorgado pelo sistema deste mundo, quando caminho a segunda já não faço por obrigação,mas voluntariamente. E quando faço voluntariamente saiu de dentro dos padrões mundanos, e atinjo as metas estabelecidas no mundo espirtual ; aquilo que Jesus falou, só consigo obter o resultado que à nós está proposto se estivermos na esfera espiritual, com a mente de Cristo; aí sim, a segunda milha torna-se prazerosa . A primeira milha está dentro da ordem natural,ela é um dever, uma obrigação; a segunda milha não é um dever, é um impulso, é algo que está dentro de mim, me motivando à fazer não pelo quê vou receber em troca,mas pelo privilégio de fazer parte desta ordem, eu sou impulssionado à ir além dos limites naturais , porque já faz parte da esfera espiritual; é por isso que é difícil caminhar a segunda milha, por conta de quê a primeira é uma obrigação, algo que à mim foi ordenado, e em troca de receber alguma coisa prossigo somente até atingir aquele limite. Mas a segunda vai além das nossas forças, porque este comando não está na minha pessoa,mas naquele que nos sustenta;

"Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés."( Sl 66:9)

É por isso que conseguimos caminhar à segunda milha, porque tem alguém nos sustentando,e mantendo firmes nossos pés; "Pois tu tens sustentado o meu direito e a minha causa; tu te assentaste no tribunal, julgando justamente;"( Sl 9:4)

Andar a segunda milha na nossa caminhada é importante para nosso crescimento espiritual, Jesus não nos disse algo para nos enfraquecermos espiritualmente,mas sim para alcançarmos uma posição de gigantes na fé, utilizando de métodos espirituais.

Por isso eu lhe digo, vamos caminhar a segunda milha, e sair da primeira; da posição de obrigados para a posição de voluntários,da esfera natural para a espiritual,dos caminhos desta vida, para os caminhos do céu. Quem quer vencer e herdar a vida eterna não caminha só uma milha ,mas duas.

Que Deus abençoe sua vida continuamente,e te ajude a caminhar a segunda milha, em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 15/05/2022
Reeditado em 21/05/2022
Código do texto: T7516689
Classificação de conteúdo: seguro