Conhecendo Cristo segundo o Espírito

"Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo."( 2 Co 5:16)

Esta palavra reflete o conhecimento que Paulo têve do Senhor após sua convenção, diferentemente daquilo que ele ouviu falar; no caminho de Damasco Paulo têve uma aparição de Cristo,mas não sabemos dizer se ele o viu pessoalmente nesta feita. E também não sabemos dizer se ele em algum momento chegou a vê Jesus,em algum lugar entre as multidões , ou quem sabe ensinando sua palavra; mas o fato é que Paulo afirma ter conhecido segundo a carne. Pois o mesmo diz: "Ainda que tenhamos conhecido segundo a carne, contudo agora já o não conhecemos deste modo", Paulo na verdade está descartando esse tipo de conhecimento, ele está dizendo que conhecer desta forma,não tem o mínimo de importância; esse tipo de conhecimento para ele não tem nenhuma serventia. É quando conhecemos alguém por vê aquela pessoa,ou simplesmente quando sabemos muito da vida daquela pessoa,toda sua história, quando Paulo têve esse encontro com Jesus, com certeza embora seus caminhos não tivessem se cruzados, ele buscou saber quem era, saber toda sua história,por meio de pessoas que viram, que puderam presenciar as pisadas do mestre. Jesus têve multidões que lhe seguiam, pessoas que estavam o tempo todo com Ele, conheciam de vê até mesmo podiam tocar, mas desta forma conheciam apenas segundo a carne; só que este tipo de conhecimento não levava uma pessoa à convenção, a ter uma vida transformada; é por isso que Paulo diz: " deste modo já não o conheço". Paulo procurou se aprofundar nos caminhos do Senhor,e o mesmo diz:"E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo," (Fp 3:8 ) os próprios irmãos de Jesus conheciam deste modo, segundo a carne,de acordo como está na palavra que diz: "Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele." (Jo 7:3-5) Eles diziam isso com ironia, porque o conhecimento que tinham de Jesus era o conhecimento natural; segundo a carne, eles conheciam o Jesus irmão deles, o mesmo caso aconteceu com Judas que o traiu, porque este conhecia também esse mesmo Jesus; o terreno.

Quando Paulo diz que já não o conhece deste modo,ele está dizendo que deixou de conhecer segundo a carne,mas conhece agora segundo a revelação; não o Cristo ressuscitado da história que aconteceu e que os outros falavam ,mas o Cristo ressurreto segundo a revelação divina, vinda da parte de Deus para ele. Jesus faz uma pergunta para seus discípulos da seguinte forma: "E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?"( Mt 16:13) Os quais estes respondem dizendo: "E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas." ( ( Mt 16:14) Mas Jesus insiste em perguntar a seus discípulos: "Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?"( Mt 16:15) Só quê quem responde é Pedro,ele toma a palavra e diz: "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo."( Mt 16:16) mas olha o que Jesus vai dizer para Pedro: "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus."( Mt 16:17) isto que Pedro afirmou não era um conhecimento por meio da carne ; não era o que ele via mediante seus olhos físicos,mas sim algo que foi entregue direto de Deus para ele. Pedro estava diante de uma revelação divina, aquela que não é por meio do que os outros estão dizendo; muitos estão dizendo por aí que conhece Jesus,mas é o Jesus histórico, aquele que morreu a maís de dois mil anos atrás,e que todos sabem o que aconteceu. Este conhecimento não leva ninguém à uma transformação, porque passamos à observar a história,e esta passa à ser um objeto de culto , fruto da minha imaginação; ao invés de ser o Cristo revelado por Deus, segundo as escrituras sagradas,passa a ser o Cristo falado pelos homens e conhecido pela sua história.

Deus não quer que conheçamos Jesus desta forma, não por aquilo que os homens dizem,mas sim por aquilo que Deus falou no nosso coração; que é chamado de revelação divina. Os irmãos de Jesus que conheciam Ele segundo a carne, tempos depois,passaram a conhecer segundo o Espírito, mediante a revelação divina . "Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos."( 1 Co 15:7) Acredito que aqui foi um ponto de partida para muitos, e que também para Tiago irmão do Senhor; mediante isto vemos a bíblia falando de Tiago de forma diferente,nota-se que houve uma transformação na vida do apóstolo,e este passa a ser coluna da igreja, honrado e respeitado ; "E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão;" ( Gl 2:9)

Estes homens tiveram grandes respeito depois que conheceram Cristo segundo o Espírito,no caso de Tiago que veio ser respeitado até mesmo por Pedro que era líder; conforme Cristo o deixou dizendo: "Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." ( Jo 21:17)

Pedro tinha Tiago como um homem de peso segundo o evangelho da circuncisão ,e sabendo que Tiago estaria com eles,mudou seu comportamento mediante os gentios; "Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão." (Gl 2:12) E este veio à ser repreendido por Paulo , pela sua forma de agir, depois que estava diante de Tiago, um homem respeitado, que assumiu a característica de um homem que tinha conhecido Cristo segundo a revelação divina, o qual Paulo lhes falou: "Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?"( Gl 2:14)

Mediante alguns versículos biblicos, que aqui foram mostrados para nossa meditação, vemos que quando se conhece Cristo segundo o Espírito, sempre haverá uma mudança,uma transformação,e esta sempre vem ser para melhor, porque o que Deus faz na vida daquele que recebe esta revelação, é algo completo. Muitos utilizam da passagem bíblica que diz: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." ( 2 Co 5:17) E acabam por deixar de observar seu contexto, e dizem está em Cristo somente porque está na igreja, desta forma muitos atropelam a palavra não respeitando seu contexto;está em Cristo é uma pessoa que recebeu a revelação , e já não conhece mais segundo a carne; não o Jesus histórico; mas aquele que é revelado. Lembre-se que os irmãos de Jesus estavam com Ele o tempo todo,mas ainda não conheciam de fato Jesus,como era pra ser conhecido,e muitos estão vivendo assim dentro das igrejas, só conhecem Jesus pela história, nunca conheceram da outra forma conforme Paulo falou; é como se o apóstolo estivesse dizendo da seguinte forma: eu o conheço de outra maneira,e esta é a melhor forma de se conhecer Jesus. Quando Paulo escreve aos corinthios, ele diz: "Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar." ( 2 Co 12:2-:4 ) O apóstolo têve revelações profunda à respeito de Cristo,e este realmente conheceu de forma espiritual, o conhecimento segundo a carne pertence a dimensão natural,o que ele não conseguiu entender com sua mente foi mudado quando teve um encontro com Cristo.

Tiago irmão do Senhor e seus irmãos não criam em Jesus,mas em: "E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor." ( Gl 1:19) Vemos uma mudança na vida de Tiago, da mesma forma os outros são mencionados com uma mudança de vida; "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos."( Atos 1:14)

São pessoas que conheceram a revelação de Deus,a palavra grega para revelação, significa" renover o véu" para melhor compreensão temos a palavra que diz: "Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará."( 2 Co 3:14 -16)

Remover o véu é tirar todo impecilho que atrapalha de termos uma visão espiritual; a bíblia nos diz: "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra." ( Os 6:3 ) conhecer o Senhor é preciso na nossa caminhada,e a palavra nos impulssiona a fazer isso;

"Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." ( Cl 2:2,3 ) Então façamos isso, conhecendo Cristo segundo o Espírito.

Que Deus mais uma vez continue fortalecendo nosso entendimento,para que assim possamos receber sua palavra de bom grado; Deus abençoe à todos em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 13/05/2022
Código do texto: T7515582
Classificação de conteúdo: seguro