Justificados e livres da culpa

"TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;"( Rm 5:1)

Nesta feita queremos falar de uma das maiores doutrina da bíblia que leva o nome de:"Justificação"

Primeiramente eu preciso saber o que é : "justificação"

_ substantivo feminino

1.ato ou efeito de justificar(-se).

2.conjunto de argumentos apresentados por alguém em sua defesa ou em favor de alguém.

Se trata de alguém que está em uma condenação,e pra ele ter sua liberdade, ele precisa de alguém que justifique sua inocência; ou seja , nós carregávamos uma culpa , e para sermos livres deste crime, alguém precisava provar o contrário; que, no nosso caso foi um preço pago, Ele pagou o preço,e a partir daquele momento fomos declarado justos; e uma vez que fomos justificados, somos justificados para sempre. Não há quem possa tirar isso de nós, Ele foi lá e nos justificou,nos tirando da posição de culpa; dando para nós o direito de ser chamados justos.

"Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."( Rm 5:9). Cristo nos livrou da ira futura,mas para isso precisamos aceitar essa Justificação que foi por meio de seu sangue, precisamos crê naquele sacrifício vicário; e assim seremos por Ele justificados.

E o primeiro passo para essa Justificação chama-se : arrependimento verdadeiro; "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR,"( Atos 3:19). Pedro em sua pregação falou da importância do arrependimento, que na verdade é a chave que abre o caminho para Justificação,e este verdadeiro arrependimento ele é acompanhado de confissão. Para mim fazer parte desta Justificação preciso confessar ele como salvador da minha vida; "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."( Rm 10:9,10) Quando faço isto,estou aceitando para minha vida a justificação que ele fez por mim, essa Justificação precisa ser pela fé, porque desta maneira , ela envolve a certeza de que estou salvo; eu passo a ter convicção de quê realmente fui justificado. Aí sim, posso utilizar da palavra que diz: "PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."( Rm 8:1) Toda culpa é retirada de nós,nada pode nos acusar, porque ele removeu toda condenação, para que sejamos totalmente livres; e possamos andar de cabeça erguida, "ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gl 5:1) O inimigo perdeu a batalha e nós temos o privilégio por meio do sangue de Jesus,

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." (Rm 8:33) Depois de justificados, nada pode impedir tua caminhada,prossiga nesta certeza e avance , porque nada vai te separar do amor de Cristo; "Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?" ( Rm 8:35) A palavra nos afirma e nos garante que depois de justicados, não há nada neste mundo que impeça de nós prosseguirmos. A partir do momento que confessamos Ele como salvador de nossas vidas, somos selados pelo Espírito de Deus; "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." ( 2 Co 1:22 )

O que houve na verdade,foi algo esplêndido, maravilhoso, porque a palavra diz: "QUANDO houver contenda entre alguns, e vierem a juízo, para que os julguem, ao justo justificarão, e ao injusto condenarão."( Dt 25:1) O que restava para nós era condenação, porque éramos injusto, culpados, mas mediante o sangue da nova aliança, fomos justificados, segundo a lei não havia para nós escape; diante do código penal bíblico a tese ficaria desta forma:

"O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR." ( Pv 17:15 ) dentro dessa pespectiva bíblica, estaríamos condenados, A justificação foi um ato de Deus perdoar nossos pecados e nos aceitar como justos . Então mediante Dt 25:1 ,Pv 17: 15 seria muito estranho esse julgamento, podemos dizer que houve um erro, mas a questão é que, Cristo assume a condenação do réu, tornando o julgamento justo. "E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou." (Rm 8:30)

Isso significa que esse julgamento Deus não voltará atrás, não há nada que satanás possa fazer, ainda que apele,este caso foi incerrado. Cristo morreu e ressuscitou para fazer sastifazer a justiça de Deus. "De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados." (Gl 3:24)

É desta forma que ganhamos em Cristo Jesus o título de justo, uma vez justificados não há nada que tire isso de nós,o que não podemos é retroceder,fraquejar na nossa caminhada, ainda que tropeçamos, levantamos e prossigamos, olhando para o alvo que é Cristo; "Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."( Hb 10:38)

Por isso permaneceremos firmes, porque a Justiça de Deus foi cumprida; Amém .

Que Deus maís uma vez venha abençoar cada nosso entendimento, atentando nós para esta palavra,e tendo a certeza que Cristo nos justificou.Que Deus abençoe em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 11/05/2022
Código do texto: T7514197
Classificação de conteúdo: seguro