Esvaziando de si mesmo, para ser cheio de Deus

"A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo . Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo. E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela? Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?"( Jo 4:25-29 )

Queremos fazer uma breve reflexão deste texto bíblico, à respeito da mulher samaritana, esta mulher segundo nos informa o texto;era uma mulher cheia de problemas, até o horário escolhido por ela para buscar água, seria um horário seria fora do comum ,esta mulher provavelmente tinha medo que as pessoas lhe julgasse pelo seu comportamento; e por isso ela ia em um horário impróprio, para que assim não fosse vista. Só que esta mulher teve um encontro com Cristo dentro deste horário impróprio, algo que ela não esperava,neste encontro Jesus pede água para ela,e a mesma questiona Ele por Ele ser judeu e falar com ela que é samaritana; só que Jesus diz algo àquela mulher , quê ela não conhecia quem falava com ela e nem o dom de Deus; porque se conhecesse, ela não lhe daria água, mas pediria e Ele lhe daria água, que jorraria para a vida eterna. Jesus está lhe oferecendo algo que ela não conhecia ; ela conhecia a água que buscava todos os dias,mas aquela água oferecida por Jesus,ela precisava provar, porque esta não estava dentro da lógica humana . E no momento em que ela diz que quer beber desta água, Jesus manda ela chamar seu marido,a mesma diz, eu não tenho marido; era o que Jesus queria ouvir,a sinceridade do coração daquela mulher,fez com quê Jesus lhe dissesse : " dissestes bem: não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que tens não é teu marido; isso dissestes com verdade". Jesus lhe falou isso para despertar nela um desejo de saber quem era Ele, e deu certo, porque ela vai dizer: " vejo que és profeta". Então aquela mulher se abre para Jesus e, faz uma pergunta sobre adoração, porque ela queria saber o lugar certo de se adorar à Deus; porque durante muito tempo os judeus adoravam em Jerusalém e os samaritanos no monte, e Jesus lhe responde que não é nem em Jerusalém nem no monte, porque Deus procurava os verdadeiros adoradores que adorasse em espírito e em verdade; é aonde ela diz:"A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo."( Jo 4:25) Era tudo que Jesus queria ouvir dela, para que Ele pudesse lhe dizer : "Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo."( Jo 4:26)

Observe que mediante esta palavra ela não falou mais nada,largou seu trabalho,seus afazeres, e imagino eu, aquela mulher saindo correndo para a cidade; "Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?" (Jo 4:29)

Ela foi anunciar Cristo o salvador,o Messias vêio, era as palavras que estava em sua boca, porque todos estavam esperando; quando Jesus disse: " Eu o sou, eu que falo contigo" ; ela não fez nenhum questionamento, apenas deixou seu cântaro e foi, o que houve na verdade? É muito simples, vamos meditar; Jesus não julgou aquela mulher, Ele apresentou seus problemas, do qual ela carregava,era do que ela estava cheia, o intúito de Jesus era esvaziar ela de seu eu,remover todos seus problemas, tirar tudo o que lhe perturbava, para que ela vinhesse se encher de Deus; porque uma pessoa cheia de Deus não fica parado atoa,ela vai transmitir a palavra de Deus. Quando se vê uma pessoa na igreja que não fala de Jesus para os outros, é porque ela não está cheia de Deus, e sim de problemas; a mulher ficou cheia após Jesus ter lhe oferecido água.

Foi algo notório naquela cidade, até porque o horário era impróprio, você imagina uma pessoa pelas ruas da cidade no horário de meio dia, gritando: "vinde vê um homem que disse tudo ao meu respeito, não é Este o Cristo"?

Com estas palavras,ela estava dizendo que não se tratava de um homem qualquer,mas sim de alguém que conhecia o profundo do seu coração; ela levantou curiosidade naquelas pessoas, ela despertou naquele povo um desejo que estava adormecido, está diante do Messias; era algo inesperado, e ela acende a chama em cada coração, levando eles à buscarem o salvador. Para que isto acontecesse, Jesus fez com que ela se esvaziasse de si, ninguém fica cheia de Deus, pensando nas contas para pagar,nem muito menos naquilo que as pessoas pensam à seu respeito; muitos querem receber o batismo no Espírito Santo,mas muitas das vezes quando o pregador chama à frente, ele vai pensando nos problemas que carrega, no que vai fazer no dia seguinte; ai não consegue ser cheio de Deus,e retorna novamente para seu lar. Aquela mulher após ter um encontro com Jesus retornou, mas cheia de Deus, transbordando do poder do Espírito, quem transmite a mensagem de salvação, não se transmite vazio, mas sim cheio da presença dEle; primeiramente temos que está cheio, Jesus disse: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." ( Lc 24:49)

Tem muita gente por aí querendo pregar a palavra,mas estão vazios sem algo de Deus para transmitir, e para quê Jesus venha operar, é preciso que o vaso esteja cheio,note que Jesus primeiramente lhe deu água viva, quando ela saiu dali,saiu determinada, tem muitos hoje determinados,mas é para ganhar dinheiro,fama e reconhecimento no meio evangélico; até cantam bonito,pregam bonito,mas as almas não se rende, porque quem faz isso é Deus, e Ele só faz quando o vaso está cheio; "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar." (

Atos 2:47) O próprio Deus se encarrega em salvar almas quando a igreja está dentro do seu propósito, aquela mulher saiu dentro do propósito de Cristo, o mesmo ficou esperando o resultado; quando os discípulos falaram, mestre come , Ele estava aguardando o retorno daquela mulher que traria consigo uma multidão; " Ele disse: uma comida tenho para comer e vós não conheceis " , os quais se perguntaram uns aos outros,por acaso alguém lhes trouxe comida? "Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra."( Jo 4:34)

O próprio Cristo se preocupa em salvar almas,o problema é que o homem tem estado cheio de muitas coisas, menos de Deus, e para ganhar almas tem que está cheio.

Que o eterno continue te abençoando e iluminando sempre seus caminhos, e você consiga cada dia se encher da sua presença.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 08/05/2022
Código do texto: T7511999
Classificação de conteúdo: seguro