Uma tão grande nuvem de testemunhas

"PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,"( Hb 12:1 )

Primeiramente antes de tudo pedimos a orientação do Espírito Santo, para quê venha iluminar nossa mente, para quê possamos trazer uma palavra de edificação e ao mesmo tempo refutarmos alguns ensinos distorcidos da palavra de Deus. Pois a mesma diz :

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."( Hb 4:12)

Temos um texto base que é hebreus 12:1 aonde meditaremos à respeito do quê o autor estava querendo nos transmitir; é importante nós atentarmos para cada ponto para que não venhamos atropelar a palavra de Deus. E uma das coisas que precisamos saber é quê esta palavra escrita no original, a mesma não se utilizava de pontos e vírgulas; então precisamos atentar para o versículo indicado,e observar que nossos tradutores até destacou a primeira palavra escrevendo com letras maiúsculas, justamente para que nós não venhamos tirar seu sentido original.

O capítulo de número 11 de hebreus vai falar de pessoas que foram usadas por Deus e quê pela fé venceram, e tiveram seus nomes escritos na galeria da fé,e quando chegamos ao capítulo 12:1 ele vai concluir aquilo que foi falado no capítulo 11 ,ele faz uso da palavra PORTANTO que é uma palavra de conclusão, e não uma palavra inicial; ninguém se começa uma conversa utilizando a palavra PORTANTO ,e sim , se concluí algo que foi falado anteriormente,ele fala dos heróis da fé e suas obras, e aqui o mesmo traz a conclusão; o que ele queria dizer, é que nós temos um grande exemplo à ser seguido, temos homens e mulheres que venceram, que podemos nos espelhar nos mesmos;ele não está falando das pessoas que estão em nossas voltas, é muito importante e preciso que temos um bom testemunho, porque as pessoas que estão nos vendo espera isso de nós,eles criam uma certa espectativas à nosso respeito;mas não era a intenção do autor; sua intenção é mostrar para nós que da mesma forma que os heróis da fé venceram, nós também podemos vencer.

E o que ele está dizendo é que há uma tão grande nuvem de testemunhas , que podemos observar,nos espelhar neles, e não uma tão grande nuvem de testemunhas nos assistindo, sendo que isto é inevitável que não haja, mas não era o sentido da palavra palavra transmitida pelo autor . Esta palavra é uma palavra de fortalecimento ao crente atual,por isso a mesma é atemporal,serviu para os hebreus, e quê também servirá para nós este exemplo à ser seguido; temos porém uma tão grande nuvem de testemunhas que podemos observar, mesmo em meio a lutas, eles conseguiram vencer,as batalhas quê foram travadas no mundo físico e espiritual , os quais não pararam na sua caminhada; mas permaneceram firmes na fé, homens e mulheres que não se encurvaram diante dos problemas,mas se encurvava diante de Deus para buscarem forças para os enfrentarem; por isso tiveram seus nomes escritos na galeria da fé, mostrando que eles foram vencedores, as vezes queremos desistir na primeira luta que temos,e esse era o objetivo do autor; fortalecer nossa fé, mostrar que da mesma forma podemos chegar lá,o próprio Cristo falou: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." ( Mt 24:13 )

Então meus queridos, quê Deus continue te abençoando nesta caminhada e te dando força para vencer, sempre observando,aqueles quê conseguiram chegar lá.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 05/05/2022
Código do texto: T7509693
Classificação de conteúdo: seguro