O homem exterior corrompido,e o homem interior renovado

"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia." ( 2 Co 4:16)

Antes de tudo precisamos fazer uma breve definição da palavra " corromper "

Seu significado traz o sentido de: torna-se apodrecido ou estragado,deteriorar-se,degradar , tornar corrupto ,contaminar ,adulterar ,peverter,infectar e outros maís.

Nesta carta do apóstolo Paulo aos corinthios, ele vai falar do homem e seu estado depois do pecado, vai nos mostrar que aquilo que sobrou foi apenas fragmentos de uma matéria; e que ficou sujeito à vários fragelos ,aonde vemos a deterioração daquilo que foi criado na sua totalidade,por mais que fomos criados do barro, uma matéria de pouco valor, houve uma mudança trazendo sobre o homem, uma imagem ofuscada ; nosso corpo assumiu a forma de algo que foi contaminado, algo que teve sua forma original,mas que foi adulterado,teve seu caráter degradado.

Paulo diz que ainda que nosso homem exterior venha se corromper, porque é isso que acontece conosco, essa matéria ficou sujeita a sofrer danos, com o passar do tempo vem a velhice,as enfermidades acabam pegando carona ; e muitos males sobrevém contra a pessoa do homem corrompido, a morte não fica para trás,mas se utiliza de seus principais agentes destruidores; tudo isso porque o homem exterior está preso à essas degradaçoes, tornando-se limitados a essas circunstâncias.

Mas existe o outro lado da moeda, algo que não podemos é deixar nossa fé desfalecer,a palavra nos garante; "Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus, e nos apresentará convosco." ( 2 Co 4:14) O nosso homem exterior pode até se corromper, porque é mortal, é algo que está sujeito à sofrer danos, venhamos do barro ao barro tornaremos,mas não esqueça que recebemos de Deus o fôlego de vida,a alma que está em nós não morre,o único que tem o poder de destruir a alma é Deus, conforme está escrito : "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo."( Mt 10:28 ) E por meio de Cristo recebemos uma palavra de salvação por nome de: " Evangelho", que significa boas novas , isso está em nós e à carregamos, é algo muito precioso,um valor imenso levamos conosco; "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." ( 2 Co 4:7) Ou seja,o recipiente pode até não ter valor,mas aquilo que está dentro de nós, é valioso,o vaso pode até ser de barro,mas o tesouro que carregamos é mais precioso que pérolas, quê pedras preciosas. Então Paulo nos diz que, o homem exterior se corrompe,se deterioriza, devido sua natureza decaída, mas o homem interior, aquele que está dentro de você, aquele que ganhou vida no dia que recebeu o evangelho da salvação, porque todos nós somos composto de: Corpo,alma e espírito; mas este espírito só ganha vida em Cristo quando recebe o evangelho da salvação,caso contrário o mesmo, permanece neutro e sem vida, mas a bíblia diz que: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." ( Rm 8:16 ) Então somos vivificados com Cristo, ganhando vida no Senhor, renascendo do pó e das cinzas, temos uma nova mudança, passando da morte para a vida; "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),"( Ef 2:5)

A bíblia diz que este homem interior se renova cada dia, enquanto o exterior se corrompe,o interior vai ganhando vida em Cristo, o interior fala daquele que viverá eternamente no Senhor, o exterior pode até desfalecer, vai chegar o dia quê,se Cristo não estiver voltado até lá,este vai morrer, porque se trata de uma matéria corrompida , mas o interior permanece novo e com vida no Senhor, até o dia em que Ele chamar; "Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna." ( Jd 1:21)

Este homem interior precisa ser conservado de toda impureza, mantendo-se íntegro,livre de toda corrupção e tudo aquilo que contamina; o exterior pode até se corromper com o passar do dos dias, porque isso não pode ser evitado, não se pode evitar os danos que lhes sobrevém, mas o interior pode evitar todo embaraço; o qual o apóstolo Paulo sustenta dizendo: "Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra."( 2 Tm 2:4) O apóstolo está falando daquele homem interior, que se tornou uma nova criatura em Cristo, o mesmo passa a viver coisas novas, as coisas velhas ficaram para trás, e ele vive uma nova vida no Senhor, conforme está descrito em sua palavra.

Jesus nos convida para viver vida nova, por isso está escrito em sua palavra:" Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado."

( Rm 6:5-7) Paulo escrevendo esta carta maravilhosa aos romanos, nos fala do trajeto para vida no Senhor, é preciso que o mesmo morra no Senhor e , com Ele seja também ressuscitado , para que através da morte ele venha ser justificado mediante a ressurreição com Cristo.

É por isso que nos renovamos a cada dia, porque quem está em Cristo não morre,mas passa da morte para vida; " Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. "( Jo 5:24 ) Renovado a cada dia significa, viver eternamente, uma vida de gozo , desfrutando da verdadeira paz, não a paz do mundo,mas aquela que é dada por Deus, que diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."( Jo 14:27)

E o segredo para termos essa alegria, está na sua palavra, que são palavras de vida eterna como declarou Pedro, afirmando: "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." (Jo 6:68) O renovo já estava no coração do discípulo quando fez esta afirmativa, este renovo é para aquele que confessa seu nome ; é para aquele que afirma que não pode mais viver sem Ele, por mais que Cristo mande que vá,ele responde: " para quem iremos nós?" É o quê o Senhor está querendo ouvir dos nossos lábios; "Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome." ( Hb 13:15)

Pedro fez uma confissão de fé diante dos outros, porque o Espírito estava revelando para ele naquele exato momento,as profundezas de Deus,de quem recebe o evangelho para salvação da sua alma, Jesus diz para Pedro: "E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus." ( Mt 16:17)

Então meus queridos leitores da palavra de Deus, compreendemos que somos renovados, quando permanecemos naquele que um mudará nosso corpo de corrupção em um corpo de glória; "Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." ( Fp 3:21)

É por meio desta palavra que prossigamos firmes em sua maravilhosa presença, olhando sempre para Jesus Cristo; "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."( Fp 3:14)

Passamos por lutas, dificuldades na nossa trajetória, mas isto temos que lembrar que estas coisas não afetará o homem interior, porque este se renova a cada dia; "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;"( 2 Co 4:8,9) Há um renovo, para aqueles quê aceitam receber de Deus seu precioso tesouro. Cujo Senhor entregará para quem entrega suas vidas nas mãos Dàquele que sabe trabalhar com vasos, para que Ele encha do seu precioso conteúdo,e este venha transbordar e sentir renovado à cada dia. Isto é o que o homem interior passa a sentir na sua alma,o corpo pode até está abatido,mas o espírito está como de um bebê recém nascido,cheio de vida e vigor na presença de Deus.

Que o eterno continue abençoando sua vida, lhe dando força e virtude, para continuar na presença dEle renovados,em Cristo Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 01/05/2022
Código do texto: T7507116
Classificação de conteúdo: seguro