O maior investimento de Deus

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3:16)

Mas uma vez, na dependência do Espírito Santo que testifica com o nosso,à respeito do Deus que temos, queremos nos disponibilizar como instrumentos vivos nas mãos daquele que criou os céus e a terra, nos doamos para Deus, para que assim possamos ser usados por Ele, da forma como lhe convém usar.

A bíblia nos revela um Deus poderoso e rico, sendo Ele o dono do ouro e da prata, "Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o SENHOR dos Exércitos." (Ag 2:8). E , sendo Ele muito rico, teria bastante condição para um grande e avantajado investimento, Deus na sua totalidade fará o maior investimento de sua vida em toda eternidade. A bíblia diz que Deus após ter criado os céus e a terra e tudo que nela existe, fez com sua própria mão o homem, observe que todas as coisas foram criadas por Deus pelo comando de sua voz ; mas o homem Ele utilizou de um meio diferente,de uma forma específica, que foi suas próprias mãos, aquele que cuja santidade tem como um de seus atributos,e que habita na luz inacessível , "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra."( Gn 1:26) Quando olhamos o versículo anterior, vemos Deus dizendo ," façamos", que nos faz entender que o homem foi trabalhado pelas mãos da trindade, houve uma grande dedicação para que vinhesse ao mundo, a obra mais perfeita criada pelas mãos do criador.

O que podemos observar, é que houve um zelo e um cuidado da parte de Deus quando, o mesmo estava fazendo toda lapidação, para que assim este ser , tivesse uma formação sem igual, não é atoa que Deus diz," a nossa imagem e nossa semelhança", o homem quando veio ao mundo,veio com uma beleza esplêndida adquirida por Deus, só que o mesmo pela desobediência destrói toda essa beleza que um dia tinha recebido de Deus, trazendo sobre si uma imagem recaída do pecado,um semblante desfigurado, perdendo o brilho daquele que soprou o fôlego de vida em suas narinas ; este fôlego dado por Deus o pecado não pôde tirar, porque isto é algo do próprio Deus e somente Ele pode tirar, "O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela." (1 Sml 2:6) Isto é algo de Deus no homem, e por isso só Ele tem o direito de tirar, quando o homem faz isso, ele viola uma lei de Deus, trazendo sobre si consequências que um dia será cobrado.

Meus caros leitores,este homem após ter pecado, Deus poderia ter abandonado totalmente sua obra , porque há muitos seres diante dele que vive em total santidade,mas pelo contrário, é aqui aonde Deus vai fazer o maior investimento de sua vida. Porque diz a bíblia que: " Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito" .

Esta passagem bíblica, é conhecida como o texto áureo de toda a bíblia, aqui Deus expressa o seu amor pela humanidade, o homem ao pecar, ele fere a santidade de Deus, que poderia este se indignar à ponto de destruir esta criação,mas pelo contrário, Ele prova seu amor, então vamos lá,deu seu filho unigênito significa que, aquele que foi gerado de Deus,o filho único, aquilo que lhe era mais precioso,foi dado por resgate do homem que havia caído no pecado. "Proclamarei o decreto: o SENHOR me disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei."( Sl 2:7) Este filho gerado de Deus, seria o valor investido, naquele que veio do barro, um material sem valor,e que não havia nenhuma significância,mas foi o maior investimento de Deus, porque o que ele deu em troca, não foi algo criado,nem muito menos vindo do barro,mas foi um ser gerado do próprio Deus,ou melhor,foi dado alguém que veio de uma realeza incomparável,foi dado um Deus em troca de um ser sem valor nenhum, porque o valor que havia no homem,ele perdeu quando pecou,e tudo que restava para ele era condenação .

O maior investimento de Deus foi em cima de um ser, que desprezou sua santidade, desprezou todo luxo e conforto dado por Deus, desprezou toda riqueza que possuia no jardim; e Deus resolve investir neste homem, mesmo depois de ter pecado. Aqui passamos à compreender que o amor de Deus não teve limites, foi um amor incondicional , Ele não mediu esforços para restaurar aquele que havia ferido sua santidade, perdendo a beleza que um dia Deus lhe confiou, a semelhança e a imagem do Deus vivo,o homem não teve cuidado algum de preservar algo muito importante de Deus na sua vida.

Quando olhamos por este lado, descobrimos que não temos valor nenhum,mas Deus na sua infinita misericórdia atribuiu ao homem um valor incomparável, nos fez digno sem haver em nós dignidade , nos deu algo que não mereciámos ,o maior investimento não foi por meio de pedras preciosas acumuladas ; "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," (1 Pe 1:18-19)

Deus investiu um valor que nem o dinheiro do mundo inteiro poderia pagar, todos seus tesouros acumulados no céu não chegaria perto , porque o valor investido foi de um próprio Deus,um ser eterno e supremo, estando Ele acima de tudo,aceitou pagar o preço, descendo e esvaziando de toda sua glória; assumindo a forma de um servo, abrindo mão de toda sua realeza, para assim trazer de volta aquele que errou o caminho, aquele que errou o alvo, porque a palavra "pecar" significa errar o alvo . é por meio de Cristo que o homem acerta o caminho de volta.

" Para que todo que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna", o investimento de Deus não foi por acaso,mas com uma finalidade, para que o homem pudesse olhar e crê que Jesus é o filho de Deus e que morreu numa cruz para nos salvar, o motivo desse investimento leva o homem a retomar a posição que um dia ele abandonou, "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens," ( Tt 2:11) este homem por si próprio jamais encotraria o caminho de volta, mas Deus com sua benigdade usou de misericórdia pagando um preço muito alto, mediante esta graça encontramos a salvação,"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." ( Ef 2:8) Nosso Senhor nos dá o direito de participar desta tão maravilhosa salvação, trazendo de volta para a vida aquele que caiu , e grande foi a sua queda, à ponto de não ter condições de se levantar sozinho ." Mas tenha vida eterna",. Ele arranca da morte para vida, tudo isso Ele fez para glória do seu nome,"Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem." ( Is 48:11). Aqui podemos destacar que Deus , jamais deixaria seu nome ser profanado, porque foi isso que aconteceu quando o homem comeu do fruto da árvore ordenada por Deus para que não comesse , ele profanou o nome de Deus, manchando sua imagem,denegrindo o nome daquele que é santo , ofendendo o caráter moral do seu Senhor,traz para si graves consequências,e agora permanece sobre ele,a ira de um Deus que tem o poder de aniquilar toda raça humana de uma só vez , mas Deus na sua infinita misericórdia provará seu amor , de forma sábia Ele projetou seu belíssimo plano,para glória do seu nome. "Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;" ( Cl 1:12) em nós não havia nenhuma capacidade para participar desta herança,mas seu investimento em nós nos deu esse privilégio, esse grande acesso à entrar nesse reino, porque ele não nos abandonou,mas cuidou para que tivéssemos tal direito, embora lhe custou muito caro, mesmo assim prosseguiu com seu plano. Nos colocou em uma posição elevada,entregou seu próprio filho que tanto amava, você pode imaginar em que posição você ficou? Se Ele entregou seu filho amado, não estaria você em uma melhor posição que o filho? Sendo que o filho Ele mandou para cruz por tua causa, não seria motivo de muita gratidão por conta do que Deus fez? As vezes somos ingratos quando deixamos de observar o que foi investido em prol da nossa salvação. Muitos estão vivendo no mundo sem saber o significado da morte de Jesus. Deus investiu no homem,um valor imenso acima de qualquer quantia que se pode imaginar, para obtermos a redenção, Deus foi além dos limites que o homem poderia imaginar, tudo para trazer de volta aquele que um dia fracassou ; não dando conta de exercer a ordem dada por Deus, caindo nos laços do inimigo, ele muda seu percurso do qual foi confiado por Deus; em razão do pecado ele retorna para o pó de onde saiu, assumindo sua face desfigurada, perdendo a imagem e a semelhança daquele que o criou,este agora possuí a cara do pecado, assumindo a responsabilidade de um caminhar sem Deus , dependendo do suor de seu rosto ele prossegue sua trajetória na dependência do resultados de seus projetos, para que novamente o homem volte a viver os projetos de Deus,ele precisa olhar para o investimento feito por Deus que foi entregar seu filho nas mãos de homem pecadores, o sacrifício que pagou o valor que dinheiro nenhum pagaria, destruindo todo pecado e cravando em uma cruz, "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz."( Cl 2:14)

O preço da liberdade, até hoje soa nos nossos ouvidos, o barulho da multidão ansiosa por está participando de tamanha crueldade, blasfemando e em favor da morte de um Deus vivo e presente entre eles. É um momento em que Jesus se sente só, seus seguidores havia despersados, com Deus naquele momento ele não poderia contar, "E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" ( Mc 15:34) Aqui estava acontecendo o momento da expiação, toda ira de Deus estava sendo descarregada sobre ele,

"Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão." ( Is 53:10) Ele estava recebendo sobre si toda maldição, todos os nossos pecados estava sobre Ele naquela cruz, "Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." ( Is 53:5) É praticamente impossível não citar essas passagens escrita pelo profeta Isaías quando falamos deste sacrifício, ele descreve de uma forma compreensível ao nosso entendimento, é como se o profeta estivesse presenciando, como num filme ele descreve cada cena,sem esquecer um minúsculo ponto,cada detalhe foi escrito conforme aconteceu, porque o profeta era apenas um instrumento,o autor de tudo era o próprio Espírito Santo, que cuidou para que todos os detalhes não ficassem de fora.

Voltando para o tema, Deus foi tão profundo quanto ao seu investimento, que observado de forma minuciosa a bíblia diz : "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."( 2 Co 5:14,15). É Este imenso amor que nos impulssiona a crê e viver essa fé no filho, por amor à Ele e na observância do ato realizado na cruz.

Deus investiu um preço muito alto,e Jesus Cristo se pôs de prontidão para que vinhesse ser cumprido em sua morte, disposto à morrer ele desce para terra para concretizar o plano do pai. "Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas." ( Ef 4:9,10 ) Ele veio para cumprir toda a vontade do pai, para realizar o projeto que o foi arquitetado no céu e realizado na terra, tudo que estava em seu alcance Ele fez,sem recuar , sem titubear , Ele mesmo carregou a cruz que seria o instrumento de sua morte ; caminhou para o monte caveira sendo objeto de escárnio por todos que presenciavam; os gritos da multidão impulsionavam maís os soldados à agirem com maís rigidez e agressividade ,as dores e o cansaço tornava o caminho mais longo e exaustivo;na marcha para a morte Ele se esforçava em chegar logo,com o intuito de diminuir o sofrimento. Tudo isso era resultado de um valor que precisava ser pago,a vida que nós vivemos não pode ser usufruida de qualquer maneira, porque não nos pertence ,mas sim aquele que pagou o preço por ela; "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."( Gl 2:20)

Vivemos uma vida que precisa ser observada todos os dias, porque o preço da salvação foi muito caro,e o investimento de Deus foi muito elevado, Ele não investiu nos seres celestiais que estavam todos os dias com Ele,adorando e fazendo sua vontade , não cessando de dizer, santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos, dando glórias à Deus nas alturas,e proclamando que ele é o criador de todo o universo; "OS céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz." ( Sl 19:1-3) Até a própria natureza glorifica e exalta o Deus vivo, tudo conteplam o trabalho de suas mãos sem errar e falhar contra Ele,mas seu maior investimento foi naquele que pecou,o homem no seu ser não valia tudo isso, custou muito caro para Deus, mesmo assim Ele investiu.

Que o eterno continue te abençoando e te fortalecendo,e te fazendo perceber que a nossa salvação foi muito caro,este é o maior investimento de Deus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 20/04/2022
Reeditado em 01/05/2022
Código do texto: T7499082
Classificação de conteúdo: seguro