Resgatando valores perdidos ( Lc 15:8-10 )

8 Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?

9 E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende. (Lc 15:8-10)

Jesus nos conta uma parábola que fala da drácma perdida, e que tal mulher possuia dez drácma, essa drácma nada mais era que uma moeda, só que esta moeda tinha o valor de um dia de trabalho, digamos uma diária, e esta mulher vem a perder essa drácma.

Essa parábola, Jesus utiliza dela para falar do cuidado de Deus,por uma pessoa que está longe dos caminhos de Deus, perdido no mundo sem se encontrar, e fala das formas usadas por Deus para trazer essa pessoa para a salvação,e nos conta da alegria que há no céu, quando essa pessoa se encontra com Deus e se arrepende de seus pecados.

Mas os valores que quero falar aqui é de cunho espiritual, embora a moeda seja algo material,o texto também nos dá essa compreensão,a hermenêutica nos permite fazer essa interpretação, dentro das normas atribuidas pelo texto sagrado que nos leva a fazer essa exegese.

E analisando esta passagem bíblica,o Espírito falou no meu coração à respeito deste valor perdido, notamos que para aquela mulher,esta drácma possuia um valor imenso , ela poderia ter abandonado à busca já que ainda tinha nove, porque o texto diz que ela tinha dez drácma e perdeu somente uma, mas se tratava de um valor simbólico, algo que não era apenas o material, é o que podemos constatar ; é como aquela cédula que está poucos dias no mercado, e quando você adquire ela você não quer gastar,pelo fato de haver poucas em transição.

Só que existe alguns pontos muito importante para ser analisado, vemos que esta mulher ela não foi à um lugar distante,ou mesmo à um lugar escabroso,ou digamos de difícil acesso. Esta mulher ela não precisou sair,a bíblia diz que ela perde esta drácma dentro de casa, só que há algo importante nessa mulher que podemos tomar como exemplo para nós, é a disposição em recuperar a drácma, porque existe pessoas que perdem valores,mas não fazem nada para ter de volta, não correm atrás,mas a bíblia nos diz a respeito de alguns métodos utilizado por esta mulher,e a primeira coisa que ela fez foi: " Acender uma candéia " porque no escuro não dá para achar os valores perdidos, tem pessoas que, como esta mulher , perdeu valores dentro de casa,mas não consegue enxergar por que ele não acendeu a candéia,a sua luz está apagada; pra achar valores perdidos , só com a luz do espírito, e essa luz se acende por meio da oração e jejum, quando acendemos a candéia , facilita para nós encontrarmos os valores que um dia perdemos, tem que correr atrás,mas tem muitos que não estão nem aí, outros nem percebem que perderam.

Pessoas que há muito tempo já não tem mais o brilho do Espírito Santo, estão vivendo na escuridão,sem acesso a luz,sem comunhão com aquele que pode fazer novamente essa pessoa enxergar, o Espírito Santo de Deus é essa candéia que não pode se apagar em nossa vida, e precisamos dessa luz, como o ar que respiramos à cada segundo.

Segundo ponto à ser analisado, a bíblia diz que essa mulher ela" varre a casa ", depois que ela acende a candéia, agora ela vai pegar uma vassoura para varrer, porque se tiver sujeira, vai dificultar para aquela mulher encontrar essa drácma,a sujeira impede de vermos os valores que perdemos, é preciso primeiramente fazermos uma faxina, tirar tudo aquilo que está nos impedindo de vê, muitas das vezes as sujeitas entram pela internet,por aquilo que assistimos que não agrada à Deus, aquilo que ouvimos que não nos convém,pra quem estamos emprestando nossos olhos? "Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim." ( Sl 101:3 )

A bíblia nos ensina que o Espírito Santo de Deus não habita aonde há sujeira, "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" ( 1 Co 6:19) esta passagem nos diz que ele habita em nós,e sendo ele santo, o local precisa está limpo,toda sujeira tem que ser retirada para que ele possa fazer morada, é por isso que aquela mulher cuidou em seguida de varrer a casa, para tirar todo lixo que estava atrapalhando, só assim ela teria uma visão mais ampla, e acesso à enxergar cada canto da casa.

Terceiro ponto à ser analisado é que, aquela mulher faz uma: " busca com diligência", depois que acende a candéia , varre a casa, agora é hora de uma busca com todas as devidas cautelas possíveis, buscar com diligência, significa que agora ela vai olhar os mínimos detalhes,ela vai passar no crivo,cada minúsculo ponto da casa, aproveitando todos os pequenos compartimentos, uma busca de forma apurada. Isso mostra o cuidado e zelo que essa mulher tem pelo valor perdido, isto quer dizer que ela dava importância àquele pequeno valor, tem muitas coisas que as vezes achamos pequenos,mas se trata de princípios, valores espirituais, que não podemos perder,e quando perdemos nos preocupamos tanto que corremos atrás até recuperar, porque é simbólico, quando achamos que estamos perdendo o desejo pela palavra, devemos nos preocupar,o prazer pela oração, intimidade com Deus, é hora de buscar com diligência, para que assim possamos ter de volta.

Quarto ponto à ser observado é que, quando ela finalmente encontra, não parou por aí, " E achando-a convoca as amigas e vizinhas , dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a drácma perdida. " Isso aqui é algo bonito,a alegria no coração daquela mulher mostra o quanto era volorosa aquela drácma, e ela diz: alegrai-vos comigo porque já achei, já achei, dá à entender que as amigas e vizinhas já sabiam da busca daquela mulher, é como se ela estivesse acionadas todas à respeito do caso,percebe aqui que ela dividiu seus problemas, tem gente que sofre calado sem pedir ajuda, fica sozinha sem comunicar a alguém que pode até lhe ajudar,seja em oração ou com ajuda física. Ela deu um testemunho da alegria que estava em sua alma, porque muitos as vezes são abençoados,mas não testemunham para que as pessoas vejam o que Deus pode fazer na vida de uma pessoa,esta mulher é prova de que devemos lutar pelos nossos valores, é como um tesouro valioso do qual temos cuidados,

Todos os dias zelamos e observamos pra saber se está tudo certo. Então reflita nesta palavra e guarde no teu coração, e cuide daquilo que Deus te deu.

Que Deus te abençoe e fortaleça tua alma em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 16/04/2022
Código do texto: T7496490
Classificação de conteúdo: seguro