Um leproso entre nove, e um coração grato

"E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?"( Lc 17:12-17)

Este texto nos fala a respeito de dez leprosos, Jesus ao entrar na aldeia se depara com os dez, ora, estes homens necessitavam de um milagre em suas vidas, e eles sabiam que Jesus podia curá-los , notamos isso em suas palavras , " Jesus, mestre, tem misericórdia de nós" , a necessidade de cada um eram iguais, todos precisavam de um mesmo milagre, uma cura física para aquela doença era o que eles almejavam,e quando eles percebem que Jesus está chegando todos vão de encontro à Jesus, porque eles viam ali a possibilidade para terem novamente sua saúde restaurada,ao clamarem à Jesus são correspondido pelo mesmo que diz: "ide e mostrai ao sacerdote" , o sacerdote ia examinar aquela enfermidade,mas a bíblia nos diz que indo eles ao sacerdote ficaram curados,limpos de sua lepra. Deus na sua multiforme maneira de trabalhar mostra aquilo que nós somos diante dEle, Jesus conhecia o coração daqueles homens, e por isso mandou eles ir mostrar ao sacerdote, Ele poderia simplesmente repreender a enfermidade e eles ficarem , mas Jesus deixa eles irem ao sacerdote para verem suas atitudes diante daquele milagre,notem que conforme o texto diz que indo eles ficaram limpos ,se os outros foram ao sacerdote mesmo não sabemos,mas se foram ,de lá mesmo partiram pra suas casas,embora,o texto não diz se realmente chegaram lá,o que o texto fala é que,um deles ao perceber que estava limpo, não continuou a viagem,ele retornou a pessoa a quem na verdade tinha efetuado o milagre,a quem de direito merecia toda glória." E um deles vendo que estava são, voltou glorificando à Deus em alta voz; e caiu ao seus pés com o rosto em terra, dando-lhe graças,e este era samaritano", ele não viu a necessidade de ir primeiramente ao sacerdote, sabendo ele que era o sacerdote que diagnosticava se, realmente já estava mesmo curado, ele volta e adora,retribui ao Senhor à honra e a glória,agradece pelo milagre que vinha da parte de Deus para sua vida.

Aquele homem sabia que para ele ser curado,dependia totalmente de Deus, é por isso que o texto mostra o coração de uma pessoa grata, somente quem reconhece da onde veio a benção, é quem pode ser grato,os noves citados por Cristo não retornaram,ou seja, não reconheceram quem os curou,o sacerdote era só para fazer uma análise, aquele homem percebendo o milagre, não se importou com sacerdote, ele se importou com quem na verdade lhe curou, e ao vê que estava curado, não perdeu tempo em agradecer,em atribuir honra a quem na verdade pertencia, Deus espera de nós um coração grato, "Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;"( Ef 5:20) a bíblia diz que este homem era samaritano, não pertencia ao povo da promessa,os outros que eram judeus não voltaram à quem poderia dar para eles tanto a cura como também a salvação, reconhecer,ser grato, neste texto aprendemos que, esta ação não é pra todos,de dez se tira um,as vezes os que estão dentro da igreja todos os dias, não sabem ser grato,os mais distantes de Deus,acabam praticando aquilo que deveria partir de nós como povo que tem a palavra. E muitas das vezes ele faz com que colocamos para fora aquilo que está dentro de nós, porque ele conhece nosso coração, ele apenas fez manifestar uma ação que já estava guardado no coração daqueles homens, muitas das vezes somos orgulhosos e não é manifestado por falta de oportunidades ,as vezes somos adúlteros, e não colocamos para fora por falta de oportunidades,e acaba que na primeira que surge mostramos realmente quem somos, porque já está dentro de nós, muitos dizem que o dinheiro mudas as pessoas,e eu não acredito nisso,o dinheiro na verdade mostra aquilo que já está dentro de nós,ou seja, ele não era arrogante por falta de oportunidades, não que estou dizendo que o rico é arrogante, tem é muitos ricos que são mais humildes que muitos pobres, existe pobres que já tem dentro de si um espírito de arrogância, é orgulhoso e as vezes não tem como mostrar,e na hora que tem oportunidade,ele mostra suas garras.Aqueles nove só queriam a benção,o samaritano mostrou que além da benção ele queria também o abençoador, o seu retorno mostra a devoção pela pessoa de Jesus Cristo, ele foi retribuir a ele a graça devida,um coração grato manifesta a alegria que está dentro de si, não se prende, mas faz notório seus sentimentos,faz deles visível e conhecido.Que tenhamos essa gratidão dentro do nosso coração, que possamos compartilhar a alegria daquilo que recebemos da parte de Deus.

Que mais uma vez Deus continue te abençoando e te fortalecendo em nome de Jesus.

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 10/04/2022
Código do texto: T7492207
Classificação de conteúdo: seguro