O pecado original

As três principais fontes que trouxe o pecado para mundo.

"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela."( Gn 3:6)

Nesta feita gostaríamos de falar de um assunto muito abrangente, assunto este que envolve toda a humanidade, não deixando se quer nenhum de fora,"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Rm 3:23).É um assunto que marca a ação inicial de todo o pecado,o ponto de partida, o início da queda. Aonde o homem se afasta de Deus, trazendo para si graves consequências;as mesmas pesa sobre toda à terra."Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo." (Rm 8:22-23)

Enquanto estivermos nesta terra, estamos sujeitos à ação deste pecado. O homem deixou de ter o privilégio de morar no jardim, de se aproximar do Senhor,perde a intimidade com Deus, e agora ele vai viver conforme seu bel prazer. Sem comunhão com Deus, agora ele vai viver do suor do seu rosto,sujeito à dores e enfermidades sobre si,a mulher por meio de dores dará luz a uma criança porque não soube se conter .Vemos que este pecado teve início com a mulher porque é atribuído ao homem? Muito bem,vamos fazer uma breve análise.Digamos que eu vou viajar por alguns dias, e por ser uma viagem longa, não vou de carro vou de avião,e deixo a chave do meu carro que está na garagem com meu irmão,mas ele deixou sua esposa pegar a chave e saiu com o carro que, estava sobre sua responsabilidade;e ela por consequência do descuido acabou batendo, quando eu chego que vejo o prejuízo,vou diretamente com ele mesmo já sabendo que foi sua esposa que bateu. Por quê? Porque foi ele que ficou responsável pela chave,eu deixei em sua mão sobre seu comando.E ele não teve cuidado de guardar, de vigiar,foi negligente à confiança que havia eu depositado nele.O mesmo aconteceu com Adão ele era o principal responsável pela mulher,ela deveria está sobre seu comando.E Deus cobra à ele ,que,por sua vez,culpa a mulher,"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." (Gn 3:12), Adão atribui à Eva a culpa do pecado,mas Deus sabe que ele é o principal culpado dessa história,"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida." (Gn 3:17).

Muito bem, então vamos aqui fazer mensão de como este pecado entrou no mundo, observando em (Gn3:6) podemos ver três principais fontes que deram acesso à este pecado, antes de falarmos aqui desta questão, vamos analisar uma passagem bíblica que traz uma real clareza à nossa mente, passagem que encontramos na primeira carta do apóstolo João que diz:"Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo." (1 Jo2:16 )

neste versículo João fala de três formas principais que o homem pode pecar contra Deus.Que são as seguintes:

1°_Concupiscência da carne

2°_Concupiscência dos olhos

3°_Soberda da vida

Mediante à palavra de Deus, isso não vem do pai mas do mundo,e Eva se deixou levar por essas três coisas, é as três formas que somos atraídos à pecar,se evitarmos as três principais fontes, teremos êxito para assim termos uma vida bem sucedida diante de Deus.

Então com base em :(Gn 3:6) .

"E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer".

Vemos aqui Eva sendo atraída pelos desejos carnais,a concupiscência da carne estava pulsando dentro de si, primeira fonte a ser estimulada .

"E agradável aos olhos".

Ela apreciou ao olhar, enchergar é uma coisa, agora quando passamos à apreciar, vem o desejo no nosso coração, Jesus disse se olharmos para uma mulher com desejo, já adulteramos com ela.Aqui está a segunda fonte principal, para pecarmos.

"E a árvore era desejável para dá entendimento"

Aqui está a soberba da vida, quando o homem deseja ter,ou ser, ele é atraído pela. Soberba da vida, quando ele quer algo que de fato não tem, ele passa à alimentar aquilo no seu coração, assim como Acabe desejou a vinha de Nabote, ele deixou a soberba falar mais alto, quando Nabucodonosor alimentou no seu coração o orgulho concernente ao reino que estava em seu poder,a soberba falava de forma impulssiva dentro de si.Fazendo com que aquela atração pelo reino lhe concedesse glória, que lhe seria estabelecida para seu eu.

Estas são as três principais fontes que nos leva à tropeçarmos, com base naquilo que extraímos da gloriosa palavra de Deus, vemos também que há como nós recusarmos à essas fontes que existe dentro do ser humano.

Capítulo de número 4:2 de Mateus diz que Jesus após jenjuar quarenta dias e quarenta noites teve fome,no versículo três ele é tentado pelo diabo,"se tú és o filho de Deus , manda que essas pedras se tornem em pães,por seguida Jesus diz que "nem só de pão viverá o homem,mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Primeira fonte está sendo vencida por Jesus,a concupiscência da carne, Jesus ele estava faminto, tinha tudo para satisfazer seus desejos da carne, é comum de todo homem sentir fome e procurar comida,mas o mestre ignora seus desejos,abre mão de suas vontades .

"Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra." (Mt 4:5,6 )

Jesus sobre o pináculo do templo poderia mostrar para satanás que ele era rei,dono de um grande poder, que todos os anjos estavam debaixo da sua ordem,mas ele diz:"Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus." Mt 4:7, Ele não deixou a soberba da vida entrar no seu coração , usar o seu poder e sua glória, seria deixar o orgulho falar dentro de si,mas ele resiste aquela tentação.

Próxima fonte está em: "Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares." (Mt 4:8-9), satanás estava induzindo ele com seus olhos à desejar todo aqueles reinos, para que assim triunfasse como rei,em reinado físico e visível,mas ele diz:"Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás." (Mt 4:10) Ele não se deixou ser atraído pela concupiscência dos olhos, ele vence novamente. Para nos mostrar que é capaz de vencer essas três fontes principais.

O pecado original deixou sua marca no mundo,uma herança que é passada a todo homem,mas o apóstolo João nos adverte em sua carta,"Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 Jo2:15)

Para nós sobrevivermos à este pecado precisamos clamar pelo sangue de Jesus, somente ele nos purifica desta mancha que alcançou todo homem.mas o sangue de Cristo nos purifica,"Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1 Jo1:7) A vitória está no sangue de Jesus, não está no que temos,nem muito menos no que somos, Pedro escrevendo nos diz: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,"Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado," (1 Pe 1:18-19) Deus na sua infinita misericórdia arquitetou de antemão o plano, para que o homem vinhesse ser salvo recebendo de Deus a redenção para sua alma,"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."( Gn 3:15)

O pecado original trouxe uma grande mancha sobre toda raça humana, fazendo com que o homem sofresse as consequências,"Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo." (1 Co15:22) Cristo é a nossa esperança para sermos resgatados desta morte , "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."( Rm 6:23)

A grave consequência é morrer e ser condenado,foi o que Adão deixou para todo homem,o salário do pecado; o prêmio do pecado original é morrer eternamente. Se de Adão herdamos a morte ,de Deus recebemos o dom gratuito que é a vida eterna por Jesus Cristo nosso Senhor. Para que assim sejamos libertos do pecado original.

Que Deus continue te abençoando, e o Espírito Santo te fortalecendo em nome de Jesus

Adalto Almeida
Enviado por Adalto Almeida em 03/04/2022
Código do texto: T7487240
Classificação de conteúdo: seguro