Acolhida aos alunos/as na volta às aulas da pandemia

Bem vindos/as! Cuidar para preservar a vida.

Bem vindos! Queridos alunos e queridas alunas. Que bom estarmos juntos, ouvirmos a respiração do colega, mesmo que ainda não possamos ficar tão perto; sentirmos o calor um do outro, mesmo que ainda não possamos nos abraçar, sentirmos a energia um do outro, mesmo que ainda que não possamos apertar a mão. Olhar no olho, mesmo que tenhamos que usar máscara. A escola não é feita só de paredes, pisos, madeiras, mas de gente de carne e osso, que respira, sorrir, chora, fala, ouve, adoece... Por isso, devemos cuidar do nosso amigo/a, mas também de quem não é nosso amigo, do nosso professor e professora, dos diretores, do porteiro, dos servidores/as da limpeza, dos agentes administrativos, dos alunos e alunas, dos pais e mães, enfim de todos e todas. Nós precisamos cuidar de cada detalhe para que a própria vida, e a vida do outro não acabe. Mas como cuidar? A primeira coisa é amar a todos. Mas como se ama? Se ama, fazendo o bem? Mas como se faz o bem? Se faz o bem cuidando. Como se cuida?

1. Respeitando as diferenças de raça, cor da pele, religião, gênero e condição social

2. Falando, mas também ouvindo o outro com atenção

3. Sendo responsável pelos compromissos assumidos.

4. Lavando as mãos para não contaminar o outro, usando a máscara e mantendo o distanciamento para não passar o vírus para o Outro.

5. Falando sempre a verdade, mesmo nas coisas mais simples, não compartilhando mentiras, fake news.

6. Exercendo a solidariedade quando o colega estiver em dificuldade

7. Aprendendo boas lições de vida e repassando-as aos outros

Se assim fizermos, teremos a melhor escola do mundo, que é a escola que você mesmo constrói com atitudes, e estará contagiando as pessoas, não com vírus, mas com amor, que é o que há de mais importante nessa vida. Bem vindos, vocês são a escola.