Tempo desperdiçado na internet

TEMPO DESPERDIÇADO NA INTERNET

Miguel Carqueija

Pouca gente fala sobre isso mas é um fato assaz preocupante: em nossa sociedade moderna as pessoas estão perdendo um tempo estúpido na internet. Vão, assim negligenciando deveres em casa e fora de casa. Já chegou ao meu conhecimento o caso de uma mulher que deixou sua criança morrer de fome, tão hipnotizada ficou (a mãe) diante do computador.

A situação piorou com o advento das redes sociais, do “smartphone” (prefiro chamar de estupidifone ou zumbifone) e do zap. As pessoas passam pela rua falando nesses aparelhos, digitando neles, podem ser facilmente assaltadas ou atropeladas. En conduções lotadas lá estão os zumbis, mexendo nas suas telinhas, trocando mensagens frívolas. Entre elas, toneladas de vídeos que tomariam tempo demais para serem vistos.

O resultado é menos atenção com a família, os estudos, o trabalho, os deveres em geral. Um amigo meu flagrou a empregada ajoelhada junto a uma das camas mexendo no seu aparelho. A compulsão é de fato um vício. Os prejuízos à vida social são incalculáveis.

O que há de tão facilmente nisso, passar a vida repassando mensagens e vídeos, comunicando-se com uma infinidade de pessoas sem uma amizade verdadeira e sacrificar os contatos pessoais?

Às vezes entro na internet e depois percebo, a contragosto, que fiquei mais tempo do que pretendia. As obrigações não esperam. Então, vamos nos policiar ao máximo!

Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2018.