O instrumental técnico-operativo O mais importante durante a intervenção do Assistente Social!

Fórum 4)TEMA Ao pensar na questão do acúmulo de informações, na formação do conhecimento profissional e na necessidade de associar teoria e prática, em sua opinião, qual o instrumental técnico-operativo mais importante durante a intervenção do Assistente Social. Por quê?

O instrumental técnico-operativo O mais importante durante a intervenção do Assistente Social!

A dedicação e atenção do assistente social dependerão muito do seu convívio e aproximação com a sociedade, ajudara bastante no acompanhamento dos casos e na detecção dos problemas até sua ajuda e o sucesso do trabalho, que no caso seria colher os bons resultados de seu desempenho frente às necessidades. O assistente social além de bom comunicador deverá ser um ouvinte significativo excelente para poder analisar o contexto e emitir um parecer sobre a ocorrência. Alinhando assim a teoria a prática. Portanto é preciso mostrar se mais próximo e participativo. Na verdade todos são muito importantes, dependendo da situação. A observação é um instrumento importante em momentos de decisão em que o assistente social precisa ter segurança, fixando-se nos objetivos no qual se pretende alcançar. Os instrumentos e as técnicas são elementos fundamentais na prática profissional do assistente social. Contudo, convém ressaltar também que, no que se refere a pratica profissional, diversas são as discussões acerca do tema. A dedicação e atenção do assistente social dependerão muito do seu convívio e aproximação com a sociedade, ajudara bastante no acompanhamento dos casos e na detecção dos problemas até sua ajuda e o sucesso do trabalho, que nos casos seria colher os bons resultados de seu desempenho frente às necessidades. Alinhando assim a teoria a prática. Portanto é preciso mostrar se mais próximo e participativo. Ser objetivo e com o máximo de conhecimento para levantar demandas que é de prioridades humana, que transforme a situação, e tenha um resultado para o coletivo.

Técnica de encaminhamento porque faz a ponte de ligação entre outras ações do Serviço Social pressupõe o encaminhamento das políticas públicas da problematização para os devidos encaminhamentos. A Observação Conceito: ¿A observação consiste na ação de perceber, tomar conhecimento de um fato ou conhecimento que ajude a explicar a compreensão da realidade objeto do trabalho e, como tal, encontrar os caminhos necessários aos objetivos a serem alcançados. É um processo mental e, ao mesmo tempo, técnico.¿ SOUZA (2000). Finalidade: A observação é um instrumento importante em momentos de decisão em que o assistente social precisa ter segurança, fixando-se nos objetivos no qual se pretende alcançar. A dedicação e atenção do assistente social dependerão muito do seu convívio e aproximação com a sociedade, ajudara bastante no acompanhamento dos casos e na detecção dos problemas até sua ajuda e o sucesso do trabalho, que nos casos seria colher os bons resultados de seu desempenho frente às necessidades. Alinhando assim a teoria a prática. Portanto é preciso mostrar se mais próximo e participativo. Em minha opinião os principais instrumentos são ética, comunicação e observação

O assistente social em sua intervenção deve ter domínio dos elementos/dimensões teórico-metodológicos, técnico-operativos e éticos políticos para realizar um bom eficiente e eficaz e que atenda as necessidades das demandas no sentido de minimizar as várias expressões questões sociais com as quais se depara diariamente no espaço sócio-institucional. Na entrevista inicial a empatia do profissional é muito importante para facilitar a escuta e as situações pertinentes sejam colocadas com a abertura necessária para o entendimento do caso. Posteriormente a visita domiciliar para a verificação da realidade e complementação das informações da entrevista Este profissional deve ainda utilizar as capacidades, habilidades e atitudes a partir do projeto ético político profissional. Como o próprio nome já é uma profissional que visa o bem estar social, então regido pela ética e o conhecimento do território, são fundamental importância para o profissional. No uso de suas atribuições o Profissional faz uso de instrumentais técnico operativos, entre eles a entrevista em que o mesmo deve utilizar da escuta sensível, observação e ética profissional, para posteriormente fazer a Visita Domiciliar, relatório social, entre outros

Curso sobre a Práxis Profissional do Assistente Social

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 19/11/2017
Código do texto: T6176251
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.