Crise Política, Moral ou Ética?

Fórum - 3)TEMA Em relação às novas demandas de intervenção do Assistente Social, nos reportamos aos acontecimentos mais recentes e as novas expressões da questão social. Em meio a tantas discussões políticas, administrativas e sociais, em sua opinião, qual o principal foco da crise na sociedade. O assistente social e os seus desafios enormes!

Crise Política, Moral ou Ética? Ao se falar em crise no Brasil podemos elencar vários elementos pelos quais agravaram e ainda agravam um deles sempre foi a falta de investimento em políticas publicas e outro fator a corrupção. Diante do que temos visto e ouvido nas redes sociais e afins sobre a crise em nosso país, creio que o ponto central desta crise que o país vive é fator corrupção. Vivemos num país em que não somente a minoria é corrupta (políticos), mas a massa também é.

Como que podemos (como massa) exigir, cobrar, reivindicar algo se no geral somos corruptos também? Ninguém nasce bom, todo mundo é mau, corrupto por natureza. Não precisamos ensinar nossos filhos a mentir, pegar algo escondido do coleguinha, etc. Isso ele já nasce sabendo fazer. O que precisamos é ensiná-los a fazer o que é correto desde a tenra idade, pra que quando se torne um adulto, a corrupção não tome conta de sua vida. Será que a massa pode exigir algo do poder público? Só alguns exemplos; o que dizer quando faço um acordo no emprego pra receber o seguro, mas continuo trabalhando?

Quando não respeito filas, quando uso de influências para conseguir vantagens em algo, quando vendo o meu voto por um sacolão?

Quando num evento tem uma cama elástica para as crianças e tem um lembrete bem grande (2 crianças por vez) e mesmo assim coloco meu filho lá, não respeitando a regra?, se for continuar os exemplos vai dar um livro. É triste, mas a suposta massa sofrida, (com exceções) por causa da corrupção de muitos, não tem moral pra exigir nada, enquanto ela não mudar seu comportamento. Como cidadã brasileira, me envergonha, porque sou massa, aprendi muita coisa errada, crendo que o que fazia era o certo, ”POIS OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS”. Erradíssimo, pois, Se ouve falar muito que crise é tempo de oportunidades, pra quem é esperto. Espero que a massa (eu me incluo) aprenda a aproveitar essa oportunidade para melhorar seu comportamento moral e ético.

A crise maior crise que estamos enfrentando é a ganância dos políticos, onde hoje são colocados em votação leis que destroem qualquer tipo de benefício á classe trabalhadora que sustenta o país com a força do seu trabalho e é teleguiado a votar em políticos corruptos, pois até a mídia é vendida. Com uma luta de classes cada vez mais desigual, pois a população não possui meios de enfrentar, o desemprego, a miséria toma conta.

O Brasil é um país rico em tudo, em matérias-primas, em fonte de energia, em biodiversidade, em diversidade cultural, em agricultura, em pecuária, enfim, nosso país tem tudo para ser de primeiro mundo. São muitos os problemas que acontecem aqui na atual conjuntura, mas, no meu modo ver, apontando um foco principal, diria que o problema todo é a irrepresentabilidade dos atuais políticos. Muita corrupção, salários exorbitantes para eles, leis que punem os trabalhadores e retira direitos trabalhistas, impunidade aos políticos pegos em esquemas de corrupção etc. Nos últimos anos, a economia brasileira chegou a estar na sexta colocação, entre as maiores do mundo. Muito pelo trabalho de readequação das famílias, da classe D para a classe C, aumentando o poderio de compra e também estabilizando a inflação e o dólar. Porém, no começo de 2015, tudo explodiu como se fosse uma bomba. É assim que a população vê. Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), a projeção do PIB brasileiro, para este ano, caiu de 0,3%, para queda de 1%. Muito por culpa de um combo que envolve, além do ajuste fiscal e a alta da taxa de juros, também a baixa confiança dos empresários pelas investigações de corrupção, risco de racionamento de água e energia, e problemas de competitividade.

Com o país brasileiro, passando por mudanças drásticas em seu governo e com a economia em recessão, as crises sociais, políticas e econômicas, afetam diretamente as classes mais vulneráveis. No Brasil, assim como em todo o governo que não cumpre os seus deveres para com o seu povo, essas questões são muito visíveis.

O que existe então é uma má administração dos recursos financeiros, por parte dos políticos e seus administradores. Estamos passando por todo esse cenário por dois motivos, primeiro é a falta de competência de nossos governantes, causando uma má gestão em todos os setores, e em seguida da corrupção. A crise econômica e a mudança política no Brasil afeta diretamente a todos sendo o principal foco, a ma distribuição de renda na sociedade brasileira. Agravando ainda mais as questões sociais que são o cerne do trabalho do assistente social.

Curso sobre a Práxis Profissional do Assistente Social

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 18/11/2017
Reeditado em 18/11/2017
Código do texto: T6175424
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.