O objetivo da teoria e prática!

O objetivo da teoria e prática

Existe a necessidade de um planejamento do professor, conhecendo o ambiente que vai utilizar e obtendo os materiais necessários para uso de um aula prática, com um bom conhecimento teórico e pratico, ele consegue desenvolver o seu objetivo , que é através da aula de educação- física oportunizar o convívio social dos alunos, seu desenvolvimento humano tornando-o um cidadão responsável e crítico.

O docente demonstra interesse, entusiasmo, vibração, motivação e ou satisfação com o ensino. É seu trabalho valorizar seu papel; o ensino é sua profissão de fé (professa a fé que acredita); desenvolve laço afetivo forte com seus alunos; mantém clima agradável, respeitoso e amistoso com os discentes; é afetivamente maduro.Do conceito gera-se a pesquisa. Utilizando de metodologias para o aprendizado, a base de especulação do aluno em relação ao aprendizado sobre as respectivas disciplinas. Como era o antes e o depois de uma modalidade por exemplo. Estudar a história das modalidades na prática, vivenciar o momento, tentar entender a criação, suas regras, como de fato são atualmente, mas analisando todo o processo, despertando o interesse do aluno em determinado assunto.

Buscamos também, refletir sobre o quanto somos capazes de reconstruir nossos caminhos, que ao longo de nossa trajetória formativa, foram marcados por nossas experiências enquanto aluno que fomos e somos, e professores que somos e seremos. Encontramos na literatura um vasto discurso sobre a renovação das práticas educativas que não apenas deve ser incorporado no nosso discurso, mas que devem estar presentes em nossas ações, no contexto concreto de sala de aula, fazendo da reflexão um processo constante em nossas vidas que além de permitir melhorar nossas práticas, nos permita desenvolver uma visão crítica sobre nós mesmos, sobre nossos processos de formação e (re)significação dos processos de ensino aprendizagem dos quais somos os verdadeiros mediadores entre os sujeitos, os objetos/meios e o conhecimento, referindo-se ao contexto escolar.

É importante que fique claro que, os objetivos da educação física escolar não são os mesmos do esporte, da dança, etc., o objetivo da educação física escolar é dar oportunidade a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, tornando-o um ser humano autônomo, crítico, organizado, sabendo respeitar aos outros e ser respeitado Faz parte da Educação Física ensinar todos os conteúdos historicamente produzidos, os quais segundo Coletivo de Autores (1992) e Rosário e Darido (2005), são um patrimônio que deve ser tratado pela escola, cabendo a ela colocar seus alunos diante desse patrimônio.

A Educação Física é uma prática pedagógica que, no âmbito escolar, tem como tema formas de atividades expressivas corporais como: jogos, esporte, dança, ginástica e lutas, formas estas que configuram uma área de conhecimento que podemos chamar de cultura corporal (COLETIVO DE AUTORES, 1992; PARANÁ, 2008).

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 16/11/2017
Reeditado em 16/11/2017
Código do texto: T6173230
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.