JÁ TENTOU "NÃO JULGAR" HOJE?

Assim como somos diferentes fisicamente, também somos "por dentro", na nossa forma de sentir, de reagir, de ver as coisas.

Mas "esquecemos" desse fato, e sempre achamos que estamos certos, e que a nossa forma de ver o mundo é mais "adequada". (Para quem?)

Consequentemente, muitas vezes, julgamos o outro através das nossas "lentes", do nosso ângulo de visão, sem nos dar conta que cada um tem suas próprias lentes e seu próprio (e único) modo de "ver" as coisas.

Isso é tão óbvio... Uma pessoa que tem 1,90m consegue enxergar melhor coisas que estão no alto, e às vezes precisa se abaixar, para ver melhor coisas que uma pessoa de 1,50m enxerga bem por estar no seu ângulo de visão. Por que será? Será que um é "melhor" que o outro por ser mais alto ou mais baixo?

E por qual motivo temos tanta dificuldade em aceitar que as pessoas de outro "nível" mental, emocional e intelectual tenham seus pontos de vista, sem que estejam "errados" por conta disso?

Ninguém tem que ser aparecido e muito menos iguais a nós. Cada pessoa é diferente tanto "por fora" quanto "por dentro". Ninguém no mundo tem, teve e jamais terá uma experiência de vida exatamente igual ao outro. Somos únicos, na nossa história pessoal e o nosso mapa mental é construído através de cada passo dado ao longo da vida.

Além disso, somos todos também diferente no nosso funcionamento "interno" (mental / emocional / sensorial). Por isso, muitas das vezes é difícil entender como determinada pessoa age de tal forma ou toma determinadas atitudes.

Precisamos julgar menos e começar a tentar compreender que ninguém tem a mesma forma de enxergar o mundo, nossas lentes só servem para nós e para mais ninguém. E, às vezes, também é importante tentar mudar o grau das nossas lentes, para enxergar melhor.

AndraValladares
Enviado por AndraValladares em 10/09/2017
Reeditado em 10/09/2017
Código do texto: T6110354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.