É POR ISSO QUE EU SEMPRE DIGO,QUE É SALUTAR...

É por isso que eu sempre digo, que é salutar o surgimento nas nossas eventuais conversas, as famosas DÚVIDAS e QUESTIONAMENTOS ,sejam lá de que assunto for, tanto do ponto de vista do conceito etimológico aplicado a uma determinada palavra MORFOLOGICAMENTE falando, ou sua SEMÂNTICA inserida numa sentença ; ao contexto, ou mesmo em último lugar ,à abrangência do tema como um todo.

Só pra vocês terem uma ideia,colegas, o quanto são importantes estas mútuas indagações que esporadicamente fazemos a respeito do verdadeiro significado de um ou outro vernáculo, pois, há muito tempo que eu estava em dívida comigo mesmo, em perscrutar em livros comuns do ENSINO MÉDIO;glossários; alfarrábios ou na internet , como é chamado mesmo o fluído vivo que circula nas três tagmata (cabeça,tronco e membros) de um inseto e casualmente ao longo daquele bate papo,foi emanando o interesse em cada um de nós saber como é chamado o 'sangue' dos insetos e nos dispusemos em verificar este tema, mesmo assim , não nos sentimos de uma certa maneira coibidos de arriscar de antemão uma resposta mais convincente...

Houveram,evidentemente, respostas das mais variadas possíveis , alguém disse que talvez seja um tipo de 'plasma'(seria o quarto estado da matéria); outro afirmou que poderia ser um tipo de líquido lembrando sangue, já outro disse que poderia ser feito uma 'seiva' de planta...

Todavia, por incrível que pareça, realmente o fluído que circula ou circunda dentro das tagmata de insetos e artrópodes, é denominado de HEMOLINFA, por sua vez não deixa de ser um tipo de sangue, só que é o verdadeiro SANGUE DE BARATA , então, quem arriscou em dizer que é sangue ,chegou mais próximo da resposta exata, e o fato de nós buscarmos conhecimento a esses tipos de assuntos,colegas, com certeza não nos caracteriza como sendo CAÇADORES DE 'CULTURA INÚTIL'...Pois,é ciência, meus amigos...É biologia, neste caso , específico, chamamos de ENTOMOLOGIA.

conversa ocorrida dia 23/09/2016.

tagmata= plural de tagma

perscrutar= analisar minunciosamente.

estados físicos da matérias=SÓLIDO; LÍQUIDO; GASOSO e PLASMA ...

Sol = estrela de 5ª grandeza, a mais próxima da Terra, segundo a uranologia o estado físico do SOL é plasma.

plasma sanguíneo= porção líquida do sangue.

seiva bruta= fluído presente na raiz ,cuja ,alimenta o caule e as folhas dos vegetais...

seiva elaborada= fluído resultante do processo de fotossíntese...

HEMOLINFA=fluído presente nos corpos dos insetos.

luteixfil
Enviado por luteixfil em 26/09/2016
Código do texto: T5772616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.