CRISE! Perigo ou Oportunidade.

Talvez poucos se lembrem, mas de 1914 a 1918 – o mundo viveu sua maior crise por conta da 1ª Guerra Mundial; exatamente no dia 28 de Junho de 1914, o herdeiro do trono austro-hungaro, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado em Sarajevo, capital da Bósnia-Herzegovina, uma das províncias anexadas pela Austria e pretendida pela Sérvia – este fato foi o chamado estopim da guerra. Países da Europa, da Asia, da Africa e do mundo viveram esse terror e tudo que a guerra pode causar. Uns mais de perto, outros de longe, mas o medo, a peste, a fome e a morte foram dores e impactos que a guerra causou. O interessante, é que o objetivo dos países e lideres envolvidos não se consumou com a guerra, pelo contrario! Diante da história de cada país envolvido podemos observar as graves crises internas que cada país passou, como por exemplo a RUSSIA – quem não se lembra da Revolução Russa; do Tratado de Versalhes (onde o governo da Alemanha foi obrigado a aceitar uma série de penalidades impostas pelas nações vitoriosas); depois tivemos a elaboração da Liga das Nações e depois em 1946, depois da 2ª Guerra Mundial, o surgimento da ONU – Organização das Nações Unidas. O mundo passou por várias transformações; e diante de crises sociais, politicas e financeiras; todos temos nossa história onde todos somos desafiados a vencer em momentos de Crise. A guerra favoreceu a industrialização brasileira e de países como o Uruguai e a Argentina grandes produtores de carne e trigo, aumentaram suas exportações para a Europa. Tudo isso, porque com a guerra nesse período de 1914 a 1918 a economia europeia voltou-se toda para a fabricação de armas. Até as mulheres ganharam sua oportunidade, pois eram as principais operárias dessa indústria; ganharam espaço, sobretudo pelo fato dos homens estarem na linha de combate, isso tanto nos países da Europa como nos Estados Unidos. Depois da guerra, já em 1930, as mulheres já eram maioria numa fabrica de enlatados. Infelizmente, é a verdade! Uns ganham, outros perdem...muito. Mas, com nossa história poderíamos aprender muitas coisas boas para não tropeçarmos nas pedras que estão no caminho como dizia o poeta. Quando essas coisas aconteciam no mundo, algumas outras aconteciam no nosso BRASIL. Era a Velha República, os carteis dos políticos, dos coronéis e a famosa Republica do Café com Leite (São Paulo e Minas). Presidentes Brasileiros de 1894 a 1930 – Governavam para seus grupos. Que pena! Pois uma mergulhada na história política brasileira, ainda encontramos pedras antigas de uma Republica Velha em nosso Novo mundo político globalizado que se diz DEMOCRATICO. Até as Revoltas Sociais (quem não se lembra da Revolta das Vacinas, antes a Revolta de Canudos), os nobres cangaceiros (para uns heróis e para outros bandidos); A Revolta da Chibata (1910), e o Contestado (1912-1916), A indústria ganha força, O movimento Operário (Lutas como o trabalho escravo de mulheres e crianças), Coisas novas ou velhas! Entre 1900 a 1920 intensificaram as associações operárias; O Movimento Tenentista. De fato o Coronelismo dominou no Brasil principalmente durante a Primeira Republica (1889-1930); mas, ainda hoje, existem na política brasileira certos traços do coronelismo. Escrevemos tudo isso, para trazer a memória que nosso presente, faz parte de nossa história. E crise sempre existiu e existirá, o que precisamos fazer é aproveitar as oportunidades, vencendo o perigo e fazendo uma nova história brasileira. As coisas ruins acontecem! E o pior por conta de nossas atitudes ou até por falta delas. Não é de hoje, que seguindo a linha de nossa história, no campo político entendemos que precisamos de Governantes Servidores! Que de fato possam servir os interesses do povo e não de uma classe apenas ou de seus interesses. Podemos aprender muito com nossa história e também nos assustarmos do quanto ainda estamos repetindo erros do passado. Acredite! Essa crise política brasileira é uma grande oportunidade do povo brasileiro tomar o verdadeiro poder e saber fazer a verdadeira politica funcionar. Eu ainda acredito no BRASIL DEMOCRATICO com um Governo Servidor! Meu voto ninguém vai comprar.

Everaldo Nascimento – Manaus – AM

12 de Setembro de 2016.