Escrevi para minha filha Denise - Quando completou seus 15 anos.

O cartão foi acompanhado de lindo bouquet de rosas vermelhas.

Na constante caminhada do tempo. Os minutos, as horas, os dias, os meses. Seguem em formação de caravanas, transportando de um lado para outro. No imenso árido deserto da vida, preciosas levas de ilusões.

Aos poucos, um a um, desfilaram diante dos teus olhos esperançosos e de teu coração sequioso de Felicidade.

Assim transcorreram os dias, que perfazem hoje. O teu décimo quinto aniversario, em que ao mesmo tempo, que provaste a doçura de pomos sazonados, sorvestes também em alguns momentos de tua existência a frieza da insegurança, do medo e da incerteza. Num mixto de amargura e de incompreensão.

Sabemos que es inteligente para compreender, que a cada dia, que a cada ano que passa. Que o mundo e que às coisas da vida, de um modo em geral. São totalmente diferente de tudo aquilo que criaturas de tua têmpera. Aspiram, sonham ou idealizam!

Criaturas como você sensível, emotivas, românticas e sentimentais. Costumam criar seus próprios mundos. Fugindo quase sempre deste universo complicado, turbulento e repleto de percalços.

HOJE É DIA DO TEU ANIVERSÁRIO.

Hoje todo o teu ser está em festa. Teu coração jovem manifesta radiante alegria.

Distante, na fimbria do horizonte. Em contraste com céu sanguíneo do sol no oriente divisas às silhuetas dos últimos viandantes, enquanto seus corcéis levantam no ar a poeira, de mil felicidades! Mil desventuras! Mil prantos! Mil sorrisos! Mil encantamentos! Mil desencantos! Tudo enfim, que constituíram os teus quinze anos de existência.

No deserto da vida, no deserto do mundo. As caravanas não param umas vão outras vêem...

Que as caravanas dos futuros dias possam trazer em seus bojos, as preciosas cargas de felicidades, de compreensão, de paz e de carinho para esse teu meigo e terno coração de FLOR MENINA.

São os desejos infinitos de seus pais.

José Lopes Cabral.