A Alma dos cretinos ou idiotas

A alma dos cretinos ou idiotas não é de natureza inferior. Eles trazem almas humanas não raro mais inteligentes do que supomos, mas sofrem da insuficiência dos meios de que dispõe para se comunicar, da mesma maneira que o mudo sofre da impossibilidade de falar. Os que habitam corpos de idiotas são Espíritos sujeitos a uma punição. Sofrem por efeito do constrangimento que experimentam e da impossibilidade, em que estão por se manifestarem mediante órgãos não desenvolvidos ou desmantelados.

Passam por uma expiação decorrente do abuso que fizeram de certas faculdades. É um estacionamento temporário. Na condição de Espírito livre, o idiota frequentemente tem consciência de seu estado mental e compreende que as cadeias que lhe obstam o vôo são prova e expiação.

Na loucura, a situação do Espírito é a do homem que, perdendo os olhos, ficou cego; sofrendo do ouvido, ficou surdo. Quando encarnado, encontra-se na contingência de agir com o auxílio de órgãos especiais.

Imagine-se, agora, que seja o órgão que preside às manifestações da inteligência o atacado ou modificado parcial ou inteiramente. Compreende-se, então, que uma perturbação resultará, de que ele por si mesmo, e no seu foro íntimo, tem perfeita consciência, mas cujo curso não lhe está nas mãos deter. Neste caso, o desorganizado é o corpo e não o Espírito, porque assim como o Espírito, porque assim como o Espírito atua sobre a matéria, também esta reage sobre ele.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 04/05/2016
Código do texto: T5624934
Classificação de conteúdo: seguro