Sobre os últimos acontecimentos x luta de classes

As ideologias, por oposição ao mito, produto colectivo e colectivante apropriado, servem interesses particulares que tendem a apresentar como interesses universais, comuns ao conjunto do grupo. A cultura dominante contribui para a integração real da classe dominante (assegurando uma comunicação imediata entre todos os seus membros e distinguindo-os da outras classes); para a legitimação da ordem estabelecida por meio do estabelecimento das distinções (hierarquias) e para a legitimação dessas distinções.

(BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico, p. 10)

Lendo um pouco Bourdieu, me deparo com essa citação que pra mim resume bem e dialoga com a situação que vivemos hoje. A meu ver, e creio que posso falar por "experiências próprias" a luta de classes nunca cessou, ela só "dormiu". O que assistimos hoje é prova cabal disso, e comecei a perceber isso, antes de toda essa tentativa golpista que há nas ruas.

Quando entrei como bolsista numa Faculdade particular, e meus outros colegas que eram bolsistas, foram totalmente discriminados e perseguidos por uma aluna que alavancava os debates na aula de literatura dizendo: "Se tem cotas pra negros, quero que minha filha branca tenha cotas também! "ou o pior, " Bolsista não tá nem aí, porque não paga..." Enfim, sempre tive total disposição pra afirmar minha classe e meu desejo de lutar por dias melhores, e felizmente superei bem esse show de imbecilidades. Hoje, quando ouço esse discurso na rua, percebo cada vez mais de onde ele vem, e por onde ele vai. Peço aos meus colegas nesse momento, discernimento, independente de você concordar comigo ou não. Não defendo partido, aliás, a luta partidária no Brasil é muito complexa e prefiro não participar mais dela. Mas sinceramente, peço que meus amigos, de facebook ou não, compreendam o que está em jogo, e não lute contra sua própria classe, que é a classe trabalhadora, de onde eu vejo todos os dias o suor para terminar um curso de graduação e alimentar os filhos ao mesmo tempo. É a essa classe que pertenço, e é ela que vou defender até o fim.

Andressa S. Takao

Andressa Takao
Enviado por Andressa Takao em 27/03/2016
Reeditado em 27/03/2016
Código do texto: T5586847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.