Sobre tâmaras, sociedade, futuro e atitudes

Existe um ditado árabe que diz: "Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!"

A verdade contida nesse ditado se dá ao fato de que antigamente as tamareiras levavam de 80 a 100 anos pra produzir os primeiros frutos. Atualmente, modernas técnicas de cultivo e produção de alimentos mudou essa realidade, o tempo entre o plantio e a colheita se tornou bastante reduzido. O ditado árabe, contudo, continua sábio e perfeito para nossos dias.

Certa vez, um senhor idoso e já de costas curvadas pela idade avançada, plantava tâmaras no deserto, sob o sol penoso e sacrificante. Um jovem vendo aquela atitude, abordou o senhor perguntando: “Por que perde seu tempo plantando o que não vai colher?”

O senhor meneou a cabeça, e calmamente respondeu: “Se todos pensassem como você, ninguém colheria tâmaras”.

Não importa se você vai colher, se você vai realmente desfrutar ou não de algo que hoje você produz, talvez você hoje esteja semeando algo para que alguém colha os resultados no futuro.

Uma sociedade de paz, de harmonia, de respeito amplo e de verdadeiro equilíbrio entre as pessoas, é uma construção da qual muitos de nós não terá o prazer de desfrutar. O que importa é o que vamos deixar como fundamento para essa sociedade.

Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que possam servir para todos e para um futuro melhor do que o presente que nós vivemos.

Nossas ações hoje refletirão no futuro.

Vincit omnia veritas.