NÃO É QUE VOCÊS, COLEGAS, COMENTANDO SOBRE ESSE HÁBITO SAUDÁVEL DA LEITURA ...

Não é que vocês, colegas, comentando sobre esse hábito saudável da leitura me fizeram discernir a grande diferença entre as obras-primas literárias VIDAS SECAS e MORTE E VIDA SEVERINA e por que não lembrar também a grande diferença entre seus respectivos autores ! Já que até hoje não li esses livros(porque não os comprei e nem os li em bibliotecas) e não assisti os respectivos filmes dos mesmos.

Pois ,ambos os poetas que escreveram estas obras-primas são NORDESTINOS , ambos também viveram suas infâncias/adolescências aqui no Estado de PERNAMBUCO, o autor de VIDAS SECAS veio de Maceió , no Estado das Alagoas (sua terra natal), para viver seus primeiros anos de vida na cidade de Buíque, sertão pernambucano, já o outro autor viveu também em Pernambuco, por ser sua terra natal.

A temática de suas obras são bem parecidas, pois trata das dificuldades que as cidades rurais do Nordeste do Brasil , passavam e que ainda passam com SECA e CORONELISMO.

Ambos também foram tidos como sendo COMUNISTAS, só que o primeiro autor(o de VIDAS SECAS), assumiu sua posição político-partidária e se filiou ao Partido Comunista Brasileiro(PCB), que sofreu dissidência, dando origem ao Partido Comunista do Brasil, cujo, é atualmente um dos partidos da Base Aliada do Governo do PT. Já o outro autor(o de MORTE E VIDA SEVERINA), em diversas ocasiões, quando ainda MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES , ironicamente no governo do "bondoso" ditador civil gaúcho(Getúlio Vargas),o acusaram de ter criado uma "célula comunista" no Ministério das Relações Exteriores, sempre o indagavam sobre o assunto, dele ser COMUNISTA , ele negou e talvez renegou(não sei se ele em todos os seus 79 anos ,SONEGOU...).

Mas , uma coisa é certa ele , o autor de MORTE E VIDA SEVERINA, foi gentilmente nomeado para ser membro da ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS, aqui no Recife,sua cidade natal, só que este nunca, em tempo algum, jamais participara de uma única reunião na ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS , não veio nem mesmo para sua posse, imaginem ?! Mas , mesmo assim existem algumas ruas e avenida aqui na Cidade do Recife e na Cidade de Jaboatão dos Guararapes, com seu nome, um destes logradouros é uma pequena rua perpendicular à PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA, conhecida também por PRACINHA DO DIÁRIO.

O primeiro foi preso em decorrência do pânico insuflado pelo "bondoso" gaúcho , então ditador do Brasil, Sr. Getúlio Dornelles Vargas, depois da chamada INTENTONA COMUNISTA de 1935... Não sei se por sua vida conturbada, perdendo(em 1915) de uma só vez quatro parentes próximos, duas irmãs e um irmão e um sobrinho, todos vítimas de PESTE BUBÔNICA, sem contar que foi preso injustamente pelos os FASCISTAS de PLANTÃO da época, o autor de VIDAS SECAS , viveu apenas 60 anos...

Diálogo ocorrido no intervalo do almoço , dia 24 de setembro de 2015, entre três pessoas...

luteixfil
Enviado por luteixfil em 28/09/2015
Reeditado em 29/09/2015
Código do texto: T5397588
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.