VOCÊS TOCARAM NUM ASSUNTO,COLEGAS, BEM INTERESSANTE, QUE É...

Vocês tocaram num assunto,colegas,bem interessante,que é a enorme diferença (PARADOXAL eu diria até),entre a SOCIEDADE e seus costumes de algumas décadas passadas e a SOCIEDADE e seus costumes nos dias de hoje.Por que estamos fazendo esta comparação? Porque os ADOLESCENTES(rapazes e moças) de algumas décadas passadas eram , de uma certa maneira um pouquinho mais prudentes, até porque temiam castigos PATRIARCAIS ou MATRIARCAIS, haviam como sempre aqui e acolá exceções, não REGRA , pelo contrário longe disto. E olhe que eles não dispunham de tanta informações do dia a dia e muito menos compartilhavam suas experiências de vida em REDES SOCIAIS na INTERNET, TELEFONES CELULARES , etc.(simplesmente por que ainda não existiam) .

Mas, os pais mesmo durões , muitos desses permitiam que seus filhos ou filhas adolescentes realizassem as TFD(tarefas fora do domicílio), talvez quem sabe até, para testar o grau de responsabilidade dos mesmos , mas o importante é que os proporcionavam oportunidade de desempenhar coisas proibitivas , que só os ADULTOS poderiam fazer.

Eu me recordo,muito bem que minha querida mãe(já falecida), autorizou a mim , a partir dos meus 13 anos a resolver coisas referentes a uma BOLSA de ESTUDOS*, que me foi conferida por méritos próprios (pois, fui o 1° lugar em conhecimentos globais numa das 3 unidades de ensino do SESI,em 1970)não por PROGRAMAS SOCIAIS do GOVERNO,que na época era ditatorial e convém observar também que o endereço não era nem um tanto próximo da casa dos meus pais no subúrbio, só que esse estabelecimento do SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI), situava-se no Centro do Recife, precisamente à rua Marquês do Recife, não me lembro o número , mas é bem referencial pois esse edifício fica por trás do famoso JK, que na época era um dos edifícios mais alto do centro, onde funcionava o escritório central do antigo INPS(hoje INAMPS ).

Minha mãe permitiu também que eu resolvesse toda a papelada da cirurgia dos meus dois joelhos, no HGV, tinha eu a idade de 14 anos e outras e outras TFDs.

Vocês contaram também que seus respectivos pais permitiam vocês realizarem TFDs(tarefas fora do domicílio)... Agora ,com a chegada do ECA e a violência crescente nas grandes e pequenas cidades , os ADOLESCENTES, bem mais espertos, serelepes e bem informados dos dias de hoje, a despeito dos adolescentes das 3 ou quatro décadas passadas, não podem fazer com tanta facilidade assim as tais TFDs , sem correrem tanto riscos a si ou mesmo aos seus pais e responsáveis.Porque se de um lado o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe e/ou adverte os pais de consentir seus adolescentes a irem a dentistas, hebiatras , etc.Do outro lado os malfeitores prejudicam tanto as crianças,adolescentes e também ADULTOS...

BOLSA de ESTUDOS* minha mãe só ia comigo para recebermos a ajuda de custos, que era a metade do mínimo da época, se não me falha minha memória.

JK(Juscelino Kubitschek)=ex presidente da República do Brasil.

luteixfil
Enviado por luteixfil em 03/09/2015
Código do texto: T5368747
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.