Reconhecimento

Mensagem da Luz do dia 28/08/2015 por Carla Moura Lima.

Sentir-se reconhecido é um dos sentimentos mais agradáveis que um ser humano pode experimentar, em minha opinião. São diversos os sinais de reconhecimento nas diferentes culturas. Na nossa cultura ocidental, quando gostamos de uma apresentação, aplaudimos ao final. Quando durante uma apresentação identificamos pontos que nos agradam especialmente, aplaudimos na mesma hora. E quando gostamos muito mesmo levantamo-nos de nossos assentos e em uma manifestação de máxima reverência e aplaudimos de pé.

Feitos extraordinários nos chamam particularmente a atenção como a quebra de um recorde mundial, o alcance do primeiro lugar em um campeonato internacional, por exemplo. Geralmente sabemos generosamente reconhecer os “bons feitos” alheios e sempre que podemos demonstramos isso.

E os nossos “bons feitos”, os reconhecemos? Mais importante do que nos sentirmos reconhecidos pelos outros é o nosso próprio reconhecimento. Habitamos em nós 24 horas por dia e ninguém melhor do que nós para saber o quanto nos custou cada vitória, pequena ou grande.

Então, porque não comemorar com a gente mesmo?

Ontem tive a alegria de saber que a infecção, cuja origem, causa, motivo ninguém descobria, havia cedido. Essa situação me castigava o corpo e a mente. Sou uma pessoa que acredita no melhor, mas confesso que permiti que minha mente ficasse um tanto torturada, enquanto lidava com essa desconcertante infecção. Perguntava frequentemente: se eu fiz tudo conforme recomendado, tive disciplina para poder ficar boa logo, porque estou passando por isso? Por isso, na hora que vi a seringa da “habitual punção” não coletou nenhum seroma, finalmente respirei aliviada.

Expressei minha alegria para a médica e reconheci o seu trabalho, obviamente. A possibilidade de me livrar de tanto tempo, seis, cinco, quatro, três horas, em pé ou sentada na sua sala de espera, por tantos dias, também particularmente me agradava. Também me lembrei que minha “força de vontade” foi fundamental, pois cumpri todos os procedimentos necessários, não importando o que e quanto me custassem. Enfim, deu certo! Olhei para meus horários na agenda e percebi que tinha uma hora até o próximo compromisso e me presenteei com um saboroso café da manhã, dessa vez sem contar calorias e nem os “tostões”. Singela, mas ótima comemoração.

E você? Reconhece suas vitórias grandes ou pequenas? Mesmo em caso afirmativo, tenho certeza de que vale a pena seguir com o exercício que lhe proponho agora.

Feche seus olhinhos e faça quatro respirações lenta e profundamente. Lembre-se de uma vitória sua recente. Por menor que seja, traga a sua memória a sensação de ter conseguido, de ter superado, de ter alcançado algo importante para você. Visualize essa cena em todos os seus detalhes. Reconheça a sua contribuição valiosa para essa vitória e se dê um daqueles “autoabraços”, nos quais cruzamos os braços na frente do peito e podemos até massagear nossos próprios ombros. Deliciosamente permaneça assim por alguns instantes, sentindo o relaxamento advindo desse gesto. Agora desafio você a avançar um pouco mais no seu reconhecimento. Eleja um presente para si mesmo, como um gesto de gratidão por ter vencido. Não precisa ser um objeto, pode ser uma ação que lhe agrade, como cuidar das suas próprias plantas. Há coisas que gostamos muito de fazer, mas frequentemente deixamos de priorizá-las no corre-corre do nosso dia a dia. Então chegou a hora de você se presentear sem demora, em reconhecimento ao esforço que o levou ao êxito.

Não se desvie e não se demore para se proporcionar esse momento agradável. Você verá que o seu dia se tornará diferente e aumentará a sua satisfação em continuar convivendo com a sua melhor companhia, você.

Beijão no seu Sagrado Coração!

Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 29/08/2015
Código do texto: T5363679
Classificação de conteúdo: seguro