A arte de relaxar

Mensagem da Luz do dia 26/08/2015 por Carla Moura Lima.

Em tempos nos quais se reclama muito de “Stress” ou em português “Estresse”, torna-se cada vez mais importante o desenvolvimento de alternativas que diminuam esse estado tão prejudicial à nossa saúde.

Sem querer aprofundar conteúdos científicos, lembro apenas que o Estresse é uma resposta natural do nosso organismo a situações nas quais nos sentimos ameaçados. Todo o nosso corpo se prepara para situações de luta ou fuga diante dos períodos identificados pelo nosso cérebro. Parte dessa preparação consiste em secretar hormônios como Adrenalina, tensionar os nossos músculos e destinar a nossa energia para corrermos ou atacarmos a qualquer momento.

Em casos de perigos reais, o nosso estresse é fundamental para a nossa sobrevivência. Certa vez estava eu tomando banho de rio em uma cidade serrana. Como estava frio, apenas eu me banhava e meus amigos me aguardavam na margem, devidamente secos e agasalhados. Como abusada que sou, nadei para a margem oposta e quando distraía-me olhando a vegetação da margem avistei do meu ladinho uma linda cobra-coral!

Minha primeira reação foi gritar por meus amigos avisando da presença da cobra. Mas ela estava tão perto de mim e eles tão longe que, em fração de segundos decidi arriscar e fugir. Juro que não me lembro como saí dali e tão pouco como consegui nadar tão rápido! Certamente forças inconscientes comandaram minhas ações corporais e meu estresse me salvou daquela ameaça que era real e provavelmente mortal, pois eu estava muito dentro de uma mata para sobreviver a um envenenamento de cobra. Portanto, esse estresse é fundamental.

Complica a nossa saúde quando vivemos cotidianamente estressados. Nós nos sentimos sobrecarregados, tensos, preocupados, ansiosos, permanentemente em expectativa, tentando lidar antecipadamente com muitos fatos que jamais acontecerão, exceto na nossa imaginação, ou mesmo criando “tempestades em copos d'água”, ou seja, de um pequeno fato criamos um dramalhão para novela mexicana alguma botar defeito. Nós latinos somos muito dramáticos!!!

Essa tendência precisa ser trabalhada em nós para que possamos usufruir dessa encarnação de maneira mais bela e luminosa. Como sou Freireana, ou seja, tenho Paulo Freire como uma das minhas principais referências como educadora, não me presto a “fazer denúncia sem anúncio”. Quero dizer que assim como Freire, considero absolutamente destrutivo se especializar em criticar a tudo e a todos e não apresentar soluções. Eu escolhi ser parte das soluções e não dos problemas.

Por isso, apresento aqui para você uma proposta simples, rápida e fácil de se sentir mais relaxado.

Em pé, sentado ou deitado contraia todo o seu corpo. Contraia seus pés, pernas, joelhos, coxas, região genital, abdômen, tórax, ombros, braços, cotovelos, mãos e dedos das mãos cerradas como se fossem dar socos. Contraia o seu pescoço e faça uma careta bem feia “de quem chupou um limão bem azedo”. Contraia, contraia e contraia o máximo que conseguir. E depois, solte tudo de uma vez! Que alívio! Faça o exercício de contração e “soltura” dos seus músculos mais duas vezes e relaxe.

Fundamental também é relaxar a sua mente. Por isso, se você tiver em um lugar propício, coloque uma música relaxante, aromas agradáveis, feche os olhos e se imagine em uma situação muito agradável. Veja-se repousando em uma linda paisagem da sua preferência como: uma praia deserta com o mar de “cor caribenha”, uma floresta com rios, cachoeiras, lagos, muitas árvores, flores, pássaros e borboletas, ou ainda qualquer lugar que lhe seja aprazível.

Deite-se lá e contemple o que tiver de verde e azul que são cores relacionadas à saúde e ao relaxamento. Fique o tempo que puder nessa visualização criativa e quanto quiser terminar, inspire profunda e gostosamente, mexa os seus dedos dos pés e das mãos, espreguice, abra os olhos.

Acorde para uma vida mais bonita e tranquila. Lembre-se de que tudo começa e termina dentro de você. Trate-se bem. Você merece.

Beijão no seu Sagrado Coração!

Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 26/08/2015
Código do texto: T5360150
Classificação de conteúdo: seguro