Escutar-se

Mensagem da Luz do dia 20/08/2015 por Carla Moura Lima

Muitas pessoas confundem escutar com ouvir. A audição é um dos cinco sentidos que nosso corpo físico possui. Qualquer pessoa que tenha boa audição ouve bem. O ato de ouvir não pressupõe que prestemos atenção e registremos o que estamos ouvindo. A ciência diz que esse é o nosso sentido que mais trabalha. Não descansa nunca. Mesmo dormindo estamos ouvindo.

Você sabia que nas proximidades de grandes quedas d'água há menos animais, principalmente os maiores? Culturas milenares aconselham os viajantes que ao passarem as noites na mata, acampem nessas regiões, pois o alto barulho das águas caindo ininterruptamente estressa os animais e por isso eles evitam descansar nessas imediações.

Porque ouvimos sempre, precisamos cuidar dos sons no ambiente quando dormimos, pois sem a mediação do ego acordado, o destino das mensagens na nossa mente adormecida pode não favorecer a nossa saúde geral.

Já escutar… Escutar é outra história. A escuta já é uma escolha. Consciente ou inconscientemente escolhemos sempre o que escutar do que estamos ouvindo e o que reter do que estamos escutando. É claro, pois a nossa memória é seletiva. Ela não armazena o que não entendemos como sendo significativo, importante de alguma forma, mesmo que temporariamente.

Em muitas tradições, o ato de escutar é um dos maiores sinais de respeito que um ser humano pode expressar. Há muito o que compartilhar sobre a importância da Escuta, mas neste momento, escolho lhe provocar para que você preste atenção à escuta que considero como sendo a essencial, a escuta de si mesmo.

Nossa educação escolar e familiar dificilmente nos ensina a importância de prestarmos atenção a nós mesmos, no sentido de nos escutar.

Escutar-se é mais do que ouvir os próprios pensamentos. É perceber o que o corpo está querendo dizer com cada reação ou cada inércia. Distinguir a diferença de emoção entre o sim e o não que proferimos, quando na verdade queremos dizer o contrário. E os nossos tantos silêncios, intervalos entre uma palavra e outra, entre o suspiro e outro?

Há uma brincadeira que as vezes faço quando vou iniciar uma disciplina em uma turma que já se conhece, que convido você a fazer, no intuito de se escutar, analisar o momento em que vive e, quem sabe, decidir agir diferente para melhorar.

Chama-se “Curtograma”. Consiste em você listar três coisas para cada item. 1 – O que eu curto e faço? 2 – O que eu curto e não faço? 3 – O que eu não curto e faço? 4 – O que eu não curto e não faço?

Parece uma besteira, mas mesmo em um grupo que já se conhece, entre pessoas que cursam pós-graduação na área de Ciências Humanas e trabalham com autoconhecimento, a análise pessoal e o debate acerca das respostas sempre rende horas de reflexão. E pasme, muitas pessoas vêm conversar comigo depois dizendo que fizeram pequenas mudanças, a partir das suas descobertas e que graças a esse simples exercício sua vida ficou melhor.

Que tal começar já mais se escutar?

Beijão no seu Sagrado Coração.

Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 21/08/2015
Código do texto: T5354684
Classificação de conteúdo: seguro