A busca do Essencial

Mensagem da Luz do dia 17/08/2015 por Carla Moura Lima.

Vivemos em uma época na qual somos invadidos dia e noite por enxurradas de informações. Além disso, o nosso sistema escolar ainda contém uma enorme quantidade de conteúdos, cuja utilidade atual e futura é questionável. Por isso, podemos imaginar que as pessoas em geral encontram cada vez mais dificuldade em discernir o que é realmente importante, e menos ainda, o que é prioritário.

Lembro-me de dois professores que muito me marcaram e sempre chamavam a atenção de seus educandos com frases como: “eu reconheço que tudo é importante, mas você tem que saber o que é prioritário para seu objeto de estudo” e “até agora eu só vi o papel, quero que você o retire e me mostre o bombom, pois este é o que importa”.

Saindo do âmbito escolar, podemos perceber essa profusão de conteúdos inúteis para a nossa real evolução como seres humanos até no campo das religiões. Em virtude de ter me dedicado à pesquisa sistemática ao tema “Religiosidade e Saúde” por mais de uma década e ter assistido a mais de mil cerimônias religiosas, pude constatar muito pouca ênfase ao que parecia ser o Essencial das mensagens e maior destaque para a explanação de regras sociais e doutrinárias a serem seguidas pelos fiéis.

Como resultado desses e de outros tantos fatores vemos seres humanos seguindo como autômatos, sem questionar regras de comportamentos apregoados, inclusive pela grande mídia. Não é de se espantar que tenhamos fortes indícios de que a sociedade encontra-se profundamente insatisfeita e doente.

Urge a necessidade de um maior avanço nas reflexões acerca de abordagens educativas que fomentem o questionamento das informações apregoadas como verdades, vindo estas de onde vierem: gurus; familiares; intelectuais; artistas; jornalistas; professores ou quaisquer outras pessoas que consideremos como sendo autoridades. Porém, o que eu considero mais importante neste momento é que esses processos se fundamentem na consciência do que realmente é essencial para cada um de nós.

Por isso, eu convido você agora a se preparar para fazer algumas anotações e olhar para dentro de si e, depois de quatro respirações profundas, sinceramente responder apenas para você:

O que considero ser mais importante na minha vida agora?

Se eu tivesse apenas 24 horas de vida, mas com recursos financeiros ilimitados, como escolheria passar essas últimas horas?

Como provavelmente você terá mais tempo de vida e ainda algumas limitações como finanças, espaço geográfico e tempo cronológico, convido você a refletir sobre o que você considera essencial viver nas seguintes áreas:

O que é saúde para você e que tipo de disposição indica que você a tem diariamente?

Quais indícios demonstram para você mesmo de que está se sentindo equilibrado emocionalmente?

O que faz você sentir que está se desenvolvendo intelectualmente?

Nos trabalhos que desempenha você percebe-se realizando o seu propósito?

Como se sente em relação aos recursos financeiros que tem? Eles proporcionam a você a obtenção do que é essencial?

Como você percebe que o seu trabalho contribui socialmente?

Qual a importância que sua família tem para você? Está na sua lista do que é essencial?

Pense em sua vida afetiva, ou seja, familiar, amorosa, sexual e social. Você considera que está se concentrando no que é o mais importante afetivamente para você atualmente?

Caso você considere o desenvolvimento da sua espiritualidade essencial, como se sente agora em relação ao cultivo da sua vida espiritual? Tem evoluído no que valoriza como essencial?

Você percebe que há criatividade e diversão no seu cotidiano?

Olhe-se de uma perspectiva mais sintética e descubra com coragem o que é essencial para que você se sinta agora mais pleno e feliz.

De posse destas atualizações acerca de tantas informações de autoconhecimento, eu desafio você a avançar priorizando a tomada de três novas atitudes que considere serem fundamentais para que você viva mais o que identifica como sendo Essencial para a sua melhoria de vida aqui e agora.

E lhe asseguro que suas atitudes por menores que sejam poderão rapidamente lhe ajudar a retirar os embrulhos da vida e saborear o essencial que estava escondido, ou seja, os seus bombons.

Beijão no seu Sagrado Coração.

Carla Moura Lima
Enviado por Carla Moura Lima em 17/08/2015
Código do texto: T5349603
Classificação de conteúdo: seguro