Sensibilidade

Devíamos ser pessoas capazes de aprender a linguagem da sensibilidade. Não da manipulação pela pirraça, nem do choro como forma de obrigar alguém a te suprir e muito menos os dramas como forma de ditatorialmente coagir para sua satisfação. Sensibilidade para ter consciência e perceber o outro, para serenamente conviver e amar.

Sensibilidade é chorar com quem chora e sorrir com quem sorrir. É entender o outro, e mesmo sem entender, saber que toda construção de pensamento é um ato de inteligência e deve ser respeitada. É olhar para outro ser humano como se olha para si mesmo, ver que somos somente gente mesmo.

Sensibilidade é tratar o outro sem desrespeito, e respeitando seus limites. É dar ao outro o que ele pode suportar e não o achar inferior quando descobrir limites nele que não são os seus, mas entender que somos diferentes e que bom por isso.

Sensibilidade é olhar com olhos de quem quer conhecer o outro para ama-lo melhor e não para procurar suas falhas, nem muito menos para ver uma oportunidade de conseguir vantagem. É buscar ver quem ele é por trás de seus medos, erros, acertos e heroísmo.

Sensibilidade requer empatia, colocar-se no lugar do outro, para não cometer a audácia de pensar loucamente que é superior porque qualquer coisa que se ache em vantagem. Empatia é uma arte que nos faz crescer como seres inteligentes, que tem consciência de que somos seres comunitários, coletivos. Empatia serve bem para buscar ajudar a necessidade do outro, porque nos importamos com o próximo.

Sensibilidade para vermos além das máscaras, para ouvirmos o que as pessoas dizem, com atenção. Saber o que ela disse, o que ela queria dizer e o que ela não disse e assim sermos melhores em ajuda ao próximo, no que eles de fato precisam.

Sensibilidade requer também resiliência, a arte de sofrer o dano sem se deformar. É entender que a forma como o outro me trata não precisa ser a forma como eu me sinto tratado, ou seja, se alguém me trata injustiça na perspectiva dele, eu não devo me sentir injustiçado, mas entender a oportunidade de crescer um pouco mais permanecendo educado e sóbrio, sem revidar.

Sensibilidade é um ato de inteligência emocional, quem não busca isso por que acha que é fraqueza, por preconceito ou medo de ser julgado inferior, não entendeu o que é viver em comunidade e talvez não esteja preparado para nenhum relacionamento seja coleguismo, amizade, namoro ou casamento. Inter pessoalidade requer algum nível de sensibilidade pois só assim mantemos a justiça e sem ela podemos sem perceber talvez, sermos parasitas dos que nos rodeiam, ou seja, "são amigos enquanto lhe dão retorno favorável, mas quando existe a frustração, quer logo separar, deixar".

Sensibilidade é muito mais do que eu possa escrever agora, pois ainda tenho muito a aprender, mas sei o caminho e nele prossigo. E ainda que eu não tenha alcançado e com certeza não alcançarei a plenitude, vou o mais longe que puder, porque sei que faz parte do caminho certo.

Felipe Dcarlos
Enviado por Felipe Dcarlos em 16/04/2015
Código do texto: T5209113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.