EM BUSCA DE CONHECIMENTO:

EM BUSCA DE CONHECIMENTO:

Nascemos ignorantes e puros, com certeza.

Começamos a receber informações sensoriais ainda no ventre materno, talvez isso já seja uma forma de assimilação de conhecimentos; pelo menos é o que dizem os estudiosos da concepção humana.

Ao sairmos do aconchego do ventre materno e nos deparar com a luz exterior começa na realidade todo o nosso aprendizado através da vida.

Dependendo das circunstancias poderemos ter uma agradável entrada no mundo ou não dependendo das condições em que viemos à luz.

Na minha visão de vida sinto-me apenas mais um entre sete bilhões de criaturas humanas a fazer parte de um mundo de miríades e miríades de seres vivos de todas as espécies imagináveis possíveis.

O mundo físico que nos rodeia é realmente fantástico e surpreendente, isto sem falar do universo além-planeta do qual somos habitantes.

Se formos os únicos seres presumivelmente com raciocínio e livre arbítrio a dar vazão a nossa criatividade e idiossincrasias, não sei; mas que o ser humano com certeza é especial dentre todas as formas de vida deparadas na natureza, com certeza é.

Mas o que importa na realidade apesar das duvidas existenciais são as obras realizadas através da vida de cada ser e os conhecimentos adquiridos num aprendizado constante.

O bem e o mal são conceitos criados por convenções elaboradas por nós humanos através dos tempos de forma a estabelecer regras de conduta entre os homens de todas as eras e culturas num eterno evoluir comportamental muitas vezes contraditórias entre si.

Em principio os primeiros humanos se organizaram em grupos, pois dessa forma descobriram que juntos eram mais fortes para defenderem-se dos perigos que os rondavam e sentiram-se protegidos e mais seguros diante dos desafios do habita hostil com o qual se deparavam a todo instante.

E assim caminhou a humanidade em sua trilha evolutiva até os dias de hoje, onde a tecnologia alcançou píncaros exuberantes e trouxe para o homem facilidades em todas as áreas do conhecimento, num incessante avançar em direção a um futuro ainda mais promissor, tratando-se de conquistas técnicas e cientificas a expandir o saber em todas as áreas.

Mas em contra partida a todo este cientificismo tecnológico o ser humano em suas contradições filosóficas e vivenciais parece em certos momentos voltar à idade da pedra lascada, com atitudes autodestrutivas que colocam em risco tudo alcançado até hoje.

As guerras, a discórdia em nível Planetário continua ai a nossa frente no cotidiano dos noticiários fazendo da terra uma babel de conflitos a por em risco todo o avanço evolutivo adquirido através dos séculos.

Briga-se por tudo; pequenos pedaços de território, por motivos religiosos, por motivos políticos ideológicos, por ganancia desmedida de grupos que tem apenas como objetivo a hegemonia e dominação de povos sejam por interesses econômicos numa tentativa colonialista muitas vezes disfarçada em ajudar povos menos esclarecidos e domina-los através do poderio econômico sugando-lhes todas as riquezas como verdadeiras aves de rapinas sem se importar com os meios e as consequências destes atos.

Pergunto Eu; como conciliar evolução e barbárie, como separar o bem do mal, o certo do errado. Qual o caminho a seguir?

Tenho uma consciência que esta sempre a questionar-me e assim como Eu todo ser humano a tem, nossa capacidade de aprendizado é em principio igual em todos os seres, evidenciando-se diferenças ocasionais dependendo de inúmeros fatores circunstanciais, culturais e evolutivos; pois embora todos nasçam capazes para o aprendizado, este se dá de forma diferente em cada individuo ou grupos afins.

A existência humana em relação ao tempo, não passa de um átimo diminuto igual clarão instantâneo a acender e apagar-se em frações de segundos, parecendo o piscar de estrelas contiguas, ou um flash de câmeras fotográficas ou ainda a manifestação de bandos de vagalumes a clarear a escuridão das matas ainda preservadas.

Nosso orgulho e vaidades muitas vezes nos cega e tira-nos a real compreensão de nossa verdadeira capacidade de buscar o conhecimento e fazer dele o principal instrumento da evolução capaz de nos dar condições de interagirmos com nossos semelhantes para o bem comum, fazendo-nos participes dos progressos humanos desde as mais importantes realizações as mais simples; pois o saber do qual podemos fazer a meta e objetivo de nossas vidas é sem duvida o combustível que leva a humanidade para um futuro grandioso através dos tempos, apesar de muitas vezes os caminhos históricos indicar o contrario e parecer que a extinção humana se dará por irresponsabilidade de alguns desequilibrados que conseguem galgar o comando de nações.

O porquê dessas circunstancias existenciais realmente não são de fácil entendimento; os religiosos colocam todas as responsabilidades em suas Deidades, enquanto os não crentes ditos ateus acreditam na furtuidade dos acontecimentos cuja única responsabilidade é do próprio homem. Com quem ficar quem terá razão, acredito que só o tempo nos mostrara sem maniqueísmos onde se encontra a verdade.

Para finalizar, direi apenas o que a minha mente e o coração me indica.

Os tempos passaram o homem sobrevivera a este e a outros mundos, talvez não fisicamente como nos conhecemos atualmente, mas vislumbro quase como certeza que as inteligências não se perderão, todo o saber e conhecimento perduraram universos afora num incessante pulsar de vida plena por todos os tempos.

Valmirolino.

valmirolino
Enviado por valmirolino em 12/11/2014
Código do texto: T5032507
Classificação de conteúdo: seguro