PÃO DE CEBOLA

Ingredientes:

3 ovos;

1 cebola grande (sem casca, claro!);

1 copo americano de leite morno;

1/2 xícara de chá de óleo de canola;

2 colheres de sopa de açucar;

1 colher de chá de sal marinho refinado;

50 gramas de fermento de padaria; e,

farinha de trigo (desculpem, quase ia esquecendo).

Modo de preparar:

Bater todos ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo. Despejar a mistura numa bacia de cozinha e ir acrescentando a farinha de trigo aos poucos e sovar bem (sovar é apertar com as mãos, bater, misturar, como quem briga com raiva uma boa luta pacífica).

Depois que der o ponto, (sentir que a massa não cola mais nas mãos e que tem consistência ideal), fazer os pães do tamanho que você achar melhor.

Deixar crescer cobertos com pano limpo (por favor), (e nem precisa daquela frescura de colocar uma bolinha num copo d'água - se você é daqueles(as) que não é capaz de identificar um pãozinho depois de fermentado e crescido é melhor nem começar preparar a receita), e levar ao forno previamente aquecido. Forno médio para mais ou menos 40 minutos de assamento. Forno muito quente eu não indico, porque pode queimar por fora e deixar mal passado por dentro.

Se quiser, antes de levar ao forno pode dar umas pinceladas com calda de ovo batido com um tiquinho de shoyu para dar aos pães uma coloração mais marrom na parte superior.

Depois só comer, de preferência ainda quentinho, acompanhado de uma enorme caneca de ágata com café e de alguém que você ama (pode ser a namorada, mulher, marido, papagaio, gato ou cachorro).

Bom apetite.

........................................

18-05-2007

Espero que este texto, ao contrário do anterior, agrade a todos.

Obrigado pela leitura.