METÁFORA TEOLÓGICA
Alusão embasada em : Luc 11.24-26


A METÁFORA       
- Texto de Lucas 11.24-26
- Boi Bagual ou Baguá (Bras. Mato Grosso; Rio G. do Sul)
- Onde se enquadra a metáfora.
- Explanação



(Luc: 11.24-26) 24 Quando o espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, procurando repouso; e, não o achando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí. 25 E, tendo voltado, a encontra varrida e ornamentada. 26 Então vai e leva consigo outros sete espíritos, piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e, e o último estado daquele homem se torna pior do que o primeiro. 
[* meu grifo]


Se torna pior que “Boi Baguá” durante as cheias na região do Pantanal sul-mato-grossense. O gado que não é retirado dos locais atingidos acaba morrendo afogado ou se dispersa pelas caatingas e florestas. Ao passar certo tempo no mato, o boi se torna selvagem e extremamente agressivo — é o boi bagual (ou baguá do Pantanal)

No Rio Grande do sul o termo mais usado em prosa, verso ou oralmente é : bagual. Também de certa forma, mais empregado aos cavalos que se tornam selvagens, e, não há quem os dome, ou deles se aproximem, viram feras. Se por acaso apanhados, mordem e escoiceam até a própria sombra. Enquanto que os solípedes domésticos são das mais doces criaturas animais, até crianças os montam tranquilamente. O mesmo ocorre com o gado caseiro ou de contato humano, desde que nascem.

 
(...) “E o último estado desse homem é pior do que o primeiro.”
 
Os dias de hoje, são  repletos de informações. A ninguém se justifica desconhecer razões ou fatos que levam alguém ao erro, ao vício gradativo afundando-se nas drogas (primeiro as mais "leves" e num susto estão até o pescoço nas drogas "pesadas". O cigarro só vem sendo diminuído pela maciça campanha ostensiva aos males causados pelo fumo e seus mais de 4 mil  componentes letais, e as estampas de fotos em seus maços que apavoram, e a uma parcela considerável de fumantes surtiu efeito. 
É de se perguntar, o porquê da complacência e nenhum combate frontal e convincente, para barrar o gritante abuso das bebidas alcoólicas e seu crescente consumo, sobretudo com volumoso ingresso de jovens ao vício, bem antes da maioridade.
É de uso generalizado a cerveja (e demais bebidas, inclusive as fortes e destiladas) em todas as mesas dos "barzinhos", por meninos e meninas. O pior é que todos estão motorizados.  Máquinas não pensam e aqueles que as dirigem estão sem condições de raciocínio.
Daí o volumoso caudal de mortos no trânsito brasileiro. Girando há muitos anos na casa dos milhares em escalada ascendente, hoje na casa dos mais de 56.000 mortos/ano, como se um boing lotado caisse a cada três dias, ou muito acima dos 12.000 mortos em dez anos da Guerra do Vietnan. Como disse uma colega do Recanto das Letras para mim, "não é só, principalmente o cigarro, e de resto as drogas e bebidas. Há os poluentes químicos lançados ao ar, grandemente tóxicos. 
O que nos volta a preocupação mais imediata são que os primeiros os "dependentes" de drogas, (inclui-se a bebida) que vão à busca e muitas vezes insistente e violentamente, arrostando em seu caminho, pais, avós, irmãos, esposas, maridos, filhos tudo em defesa de chegarem-se aos estupefacientes de todo gênero.
Nesse caminho deixam rastos certos de desgraça, quase infalivelmente tingidos de vermelho, uma reclusão ou uma cruz no cemitério.
Durante trinta e dois anos exerci funções diretamente ligado ao enfretamento dos problemas de segurança pública, criminais e sociais generalizados, fiz toda uma carreira de soldado a capitão, sempre em contato com a criminalidade e seus problemas decorrentes. Muito comum o acompanhamento a São Paulo-capital, e a Hospitais Psiquiátricos onde houvessem, e a família conseguisse vaga para o narco-fármaco-dependente; alcoólico, adicto, ou que já houvesse adquirido qualquer distúrbio psíquico-mental. O que mais ocorria, e ocorre, é que ao entorno desses estabelecimentos como "vampiros sinistros da noite" circundam ao derredor os traficantes, que possuem as drogas para qualquer vício. Não bastasse isso, quando o paciente "sobrevive" às investidas, ao sairem já estão sob os acenos dos "passadores" de baixo escalão, mas que prestam contas ao líder do tráfico regional que por sua vez a outra alçada superior . "O poder é o limite". Quase a totalidade destes últimos, (o mais baixo escalão) para garantia da liderança são menores de idade. O dependente que recebeu a alta, recai ao vício, em um círculo vicioso:  E O ÚLTIMO ESTADO DESSE HOMEM É PIOR QUE O PRIMEIRO.
É disso tudo, que Lucas em 11:24-26 queria falar, naquele tempo não havia drogas correndo (pelo menos na forma de hoje). Mas vejamos
um rápido histórico deste expediente diabólico ( as drogas, que tanto antegozo causa ao príncipe das trevas o agente do Mal. Mas na falta - pior ainda - quando ele quer agir, o faz diretamente, pessoalmente. E de longínqua data:
 
Breve história das drogas
A longa trajetória das substâncias psicotrópicas com o passar dos milênios
5400 - 5000 a.C. 
Um jarro de cerâmica descoberto no norte do Irã, com resíduos de vinho resinado, é considerado a mais antiga evidência da produção de bebida alcoólica 
4000 a.C. 
Os chineses são, provavelmente um dos primeiros povos a usar a maconha. Fibras de cânhamo descobertas no país datam dessa época 
3500 a.C. 
Os sumérios, na Mesopotâmia, são considerados o primeiro povo a usar ópio. O nome dado por eles à papoula pode ser traduzido como "flor do prazer" 
3000 a.C. 
A folha de coca é costumeiramente mastigada na América do Sul. A coca é tida como um presente dos deuses 
2100 a.C. 
Médicos sumérios receitam a cerveja para a cura de diversos males, segundo inscrições em tabuletas de argila 
2000 a.C. 
Hindus, mesopotâmios e gregos usam o cânhamo como planta medicinal. Na Índia, a maconha é considerada um presente dos deuses, uma fonte de prazer e coragem 
100 a.C. 
Depois de séculos, o cânhamo cai em des
uso na China e é empregado apenas como matéria-prima para a produção de papel 
Século 11 
Hassan Bin Sabah funda a Ordem dos Haximxim, uma horda de guerreiros que recebia, em sua iniciação, uma grande quantidade de haxixe, a resina da Cannabis  - seria daí a origem do termo assassino, vez que seus adeptos eram exímios matadores.
1492 
O navegador Cristóvão Colombo descobre os índios usando tabaco durante suas viagens ao Caribe 
Século 16 
Américo Vespúcio faz na Europa os primeiros relatos sobre o uso da coca. Com a conquista das Américas, os espanhóis passam a taxar as plantações 
Século 16 
Durante a expansão marítima para o Oriente, os portugueses adotam a prática de fumar ópio 
1550 
Jean Nicot, embaixador francês em Portugal, envia sementes de tabaco para Paris 
Século 17 
O gim é inventado na Holanda e sua popularização na Inglaterra no século 18 cria um grave problema social de alcoolismo 
Século 18 
O cânhamo volta a ser usado no Ocidente, como planta medicinal. Alguns médicos passam a usá-lo no tratamento da asma, tosse e doenças nervosas 
Século 19 
Surgem os charutos e cigarros. Até então, o tabaco era fumado principalmente em cachimbos e aspirado na forma de rapé 
1845 
O pesquisador francês Moreau de Tours publica o primeiro estudo sobre drogas alucinógenas, descrevendo seus efeitos sobre a percepção humana 
1850-1855 
A coca passa a ser usada como uma forma de anestesia em operações de garganta. A cocaína é extraída da planta pela primeira vez. 
1852 
O botânico Richard Spruce identifica o cipó Banisteriopsis caapi como a matéria-prima de onde é extraída a ayahuasca 
1874 
Com a mistura de morfina e um ácido fraco semelhante ao vinagre, a heroína é inventada na Inglaterra por C.R.A. Wright 
1874 
A prática de fumar ópio é proibida em San Francisco (EUA). A Sociedade para a Supressão do Comércio do Ópio é fundada na Inglaterra, e só quatro anos depois as primeiras leis contra o uso de ópio são adotadas 
1884 
O uso anestésico da cocaína é popularizado na Europa. Dois anos depois, John Pemberton lança nos EUA uma beberagem contendo xarope de cocaína e cafeína: a Coca-Cola. A cocaína só seria retirada da fórmula em 1901 
1896 
A mescalina, princípio ativo do peyote, é isolada em laboratório 
1898 
A empresa farmacêutica Bayer começa a produção comercial de heroína, usada contra a tosse 
1905 
Cheirar cocaína torna-se popular. Os primeiros casos médicos de danos nasais por uso de cocaína são relatados em 1910. Em 1942, o governo dos EUA estima em 5.000 as mortes relacionadas ao uso abusivo da droga 
1912 
A indústria farmacêutica alemã Merck registra o MDMA (princípio ativo do ecstasy) como redutor de apetite. A substância, porém, não chega a ser comercializada. 
1914 
A cocaína é banida dos EUA 
1930 Num movimento que começa nos Estados Unidos, a proibição da maconha alcança praticamente todos os países do Ocidente 
1943 
O químico suíço Albert Hofmann ingere, por acidente, uma dose de LSD-25, substância que havia descoberto em 1938. Com isso, ele descobre os efeitos da mais potente droga alucinógena 
1950-1960 
Cientistas fazem as primeiras descobertas da relação do fumo com o câncer do pulmão 
1953 
O exército norte-americano realiza testes com ecstasy em animais. O objetivo era investigar a utilidade do agente em uma guerra química 
1956 
Os EUA banem todo e qualquer uso de heroína 
1965 
O LSD é proibido nos EUA. Seus maiores defensores, como os americanos Timothy Leary e Ken Kesey, começam a ser perseguidos 
1965 
Alexander Shulgin sintetiza o MDMA em seu laboratório. Ao mastigá-lo, sente "leveza de espírito" e apresenta a droga a psicoterapeutas 
Anos 70 
O uso da cocaína torna-se popular e passa a ser glamourizado. Nos anos 80, o preço de 1 Kg de cocaína cai de US$ 55 mil (1981) para US$ 25 mil (1984), o que contribui para sua disseminação 
1977 
Início da "Era de Ouro" do ecstasy. Terapeutas experimentais fazem pesquisas em segredo para não chamar a atenção do governo 
Década de 80 
Surge o crack , a cocaína na forma de pedra. A droga, acessível às camadas mais pobres da população tem um alto poder de dependência – pode aniquilar a pessoa em menos de cinco anos. 
1984 
A Holanda libera a venda e consumo da maconha em estabelecimentos específicos - os Coffee Shop [Coffeeshop Directory; Cannabis Coffee Shop Guide] 
1984 
O uso recreativo do MDMA ganha as ruas. Um ano depois, a droga é proibida nos EUA e inserida na categoria dos psicotrópicos mais perigosos 
2001 
Os EUA dão apoio financeiro de mais de US$ 2 bilhões ao combate ao tráfico e à produção de cocaína na Colômbia 
2003 
O governo canadense anuncia que vai vender maconha para doentes em estado terminal. É a primeira vez que um governo admite o plantio e comercialização da droga 

Fonte desta cronologia: Revista Galileu Especial nº3 - Agosto/2003
 
Apenas usei do expediente da metáfora, para atenuar e ilustrar com a figura de linguagem, deixando o texto mais didático a ser melhor apreendido. 
Os leitores dirão se foi atingido  algum objetivo para a didática teológica, através dos versículos do Evangelho de S.Lucas.
Mauro Martins Santos
Enviado por Mauro Martins Santos em 05/07/2014
Reeditado em 19/07/2014
Código do texto: T4870240
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.