RAÇA DE HERÓIS

Diversos heróis do cinema, da TV, dos gibis, das estórias e histórias lutaram contra os invasores espaciais para a conquista da liberdade e da ventura, na tentativa de desfazerem as situações de opressão e revolta criadas tanto por aqueles que queriam subjugar quanto por aqueles que queriam se libertar.

E assim como ocorreu com eles, na atualidade e na realidade a situação não é muito diferente. Todos os dias chegam alguns “invasores espaciais” querendo invadir nossos espaços, ditando o que temos que fazer, como viver, o que ouvir, qual o jeito certo de se vestir, o que ser, o que falar, o que comer, que religião seguir, que isso é proibido, que aquilo outro não é permitido e tantas outras coisas mais. Querem nos dominar, ocupar e mandar em nossa esfera. Bem intencionados, uns, e visando a manipulação, sequiosos de poder transitório e ilusório, outros, querem nos impor um ritmo de vida, achando que são os melhores, os sábios, os mais fortes, esquecendo-se de que os melhores não dominam, mas comandam, guiam; que os sábios não impõem, e sim orientam, instruem, e os mais fortes não oprimem, eles estendem suas mãos e amparam. São, esses últimos, os reais heróis.

É chegado o momento de novos paladinos se manifestarem, onde cada um deve aprender a reconhecer e defender seu âmbito, pacificamente, não deixando que ninguém mande nele, mostrando que a liberdade de um começa onde termina a do outro. Paralelamente a isso, temos que ter a devida diligência de não invadirmos o espaço e a vida de nossos agregados, tirando suas liberdades, impondo nosso ponto de vista, nossa religião, escravizando o cônjuge, os pais, os filhos, os amigos, achando que tudo tem que seguir conforme nosso desejo, pensando que nossa proposta de vida é a mais apropriada.

Você que está lendo esta mensagem pode acreditar: É um herói também ou poderá se tornar um. Herói é o trabalhador que ganha honestamente seu salário, que vota conscientemente em prol do coletivo e não apenas em troca de um benefício qualquer para si ou alguém de sua família. Heróis são aqueles que lutam contra seus vícios, sejam os de cunho material, aqueles que fustigam a carne, alimentando, intoxicando e seviciando o espírito, como as drogas, (as não permissíveis e as liberadas judicialmente) a gula, o sexo desregrado, ou contra os de ordem imaterial, como o orgulho, o egoísmo, a falta de compaixão, a intolerância, a vaidade, o desrespeito, o medo, o desespero, a maledicência e os pré julgamentos que rotulam nossos concidadãos por um breve momento de desequilíbrio que tiveram, e que nesse momento feriram, humilharam ou tiraram a vida física de alguém. São eles, os da segunda classe, as imperfeições, ilusões e inexperiências da alma; são os que levam à prática dos vícios materiais.

Entretanto, percebemos os vícios e imperfeições nas outras pessoas, apenas, e não prestamos atenção nos que carregamos conosco, onde preferimos deixá-los soterrados, pelo menos à nossa vista. Quando agimos assim, achando que apenas o outro tem defeitos e que somos imaculados, não entendemos, ainda, a mensagem do Homem de Nazaré que nos admoestou, docemente: Por que você vê o cisco que está no olho de seu irmão e não percebe a pedra que está no seu?

Por isso, leitor amigo, o objetivo desta obra é o de lhe mostrar que a humanidade é composta por heróis e vilões, todos filhos de Deus, e lobos e cordeiros viverão juntos, cumprindo assim a predição bíblica em Isaías, capítulo 11: 6, e apontar que cada um de nós tem um papel importante a desempenhar aqui, neste planeta. E cada um de nós é responsável por seus atos, e cabe a nós escolhermos de qual lado queremos ficar.

Hoje, época na qual nos encontramos, a da idade da razão, onde tudo dependerá de nossas escolhas e de nossas decisões, espero que sua opção seja a de defender nosso orbe com muito, muito amor. Se acaso não optar por ela respeitamos sua decisão, mas tenhamos a convicção de que um dia, assim como os grandes heróis fizeram, você, eu e os demais escolheremos a opção de ficarmos para sempre do lado do bem eterno, e entenderemos que herói não é aquele que sempre ganha, mas vence. É aquele que constantemente luta, persevera e nunca desiste. Luta por uma família melhor, por um país melhor, por um mundo melhor; não melhor para ele, somente, mas para todos, onde ele não se importará de abrir ou lançar mão de algo que aliviará a dor e o sofrimento de seu semelhante.

Em nome de todos os heróis que libertaram a humanidade é que escrevi este texto, agradecendo, especialmente, a o herói mor que exemplificou o amor: O MESTRE JESUS.

Que Ele, então, nos abençoe.