VERSOS SOBRE AYRTON...


Final de Domingo, 23hs da noite, acabo de finalizar alguns versos sobre o nosso grande herói brasileiro Ayrton Senna. O poema já está prontinho nos rascunhos de minha escrivaninha [já editado] e pretendo publicá-lo no dia 1º de maio, data do aniversário de 20 anos da morte de Ayrton.

Não sei dizer em que medida Senna foi para todos os brasileiros um grande herói. Em tempos de tanto relativismo, e ele que relativizou com genialidade a relação tempo-espaço-velocidade-e-trabalho, realmente não sei dizer e não posso falar por todos o quanto Ayrton Senna foi um herói. Se foi para todos nós um exemplo de trabalhador apaixonado por aquilo que fazia, determinado, empenhado, competente (...) não posso dizer.

O que posso dizer é que para mim e muitos de nós, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, ele foi um daqueles eternos heróis sim. Um herói que nos deixou marcas bem definidas de garra, determinação e valores, não só dentro como fora das pistas. Foi o ídolo famoso que ergueu a bandeira em homenagem a tantos outros heróis brasileiros, heróis de suas próprias famílias, heróis anônimos, heróis individuais e coletivos de sua própria vida e existência de humildade. Foi o piloto de Fórmula 1 que fez toda a massa voltar os seus olhos para um esperte exclusivo das elites. Foi o ídolo que verteu em lágrimas de emoção os olhos de mim quando criança. Minha mãe contava que eu costumava chorar quando Senna perdia e quando Senna ganhava. No primeiro instante, o choro saia pela tristeza de não ver o meu herói ganhar. No segundo choro, saltava dos meus olhos a emoção da vitória. Eram lágrimas de ingenuidade e pureza de coração! 

Mas Senna, talvez, tenha sido aos olhos da eternidade de Deus apenas mais um ser humano entre tantos outros que podemos não idolatrar de forma fanática e cega. Pode ter sido para alguns nem motivo de alegria, nem de choro. Apenas mais um, talvez. E quanto a isto muito eu também não posso dizer. O que sei é que Senna deixou plantado sim nos corações de muitos adultos e crianças uma chama de vitóriam uma faísca de alegria, intensa, na curva e na reta (...) das ultrapassagens. Tenho orgulho de chamá-lo sim, por que não, de herói (...) herói brasileiro, junto a outros tantos heróis, e alguns esquecidos, se consideramos por heróis aqueles que nos deixam realmente bons exemplos, de valores e virtudes, exemplo de ser humano que abre caminhos de coragem e serve de espelho para que nós possamos superar nossa própria pequenez e nossos próprios medos diante da vida. 

Senna durante sua trajetória aqui na terra aprendeu em certa medida a lidar com suas próprias derrotas, seus próprios medos, inclusive o da morte, e brilhou com elegância ao buscar de forma incansável superar cada uma de suas derrotas com o tempero forte e irresistível da emoção, até o último segundo. Deixou nos este exemplo: o tempero forte e irresistível da paixão! Deixou para todos nós declaradamente a mensagem de que devemos buscar nossos pódios pessoais com vontade e paixão pelo que fazemos, com garra de querer sim termos como meta nossos pódios individuais e coletivos, sempre com o orgulho e brilho nos olhos a levantar a bandeira de nossas origens, conquistando cada pódio de forma leal e competente.

Sua marca registrada foi a competência, a emoção e a grande paixão com que fez aquilo de que mais gostava. E mesmo sendo grande este gênio a quem as curvas silenciavam submissas ao seu enorme talento, Ayrton, em sua fragilidade de ser humano, pequeno e falível, teve também a humildade de reconhecer com o coração aberto por diversas vezes que por trás de cada gota de sua genialidade e por trás do vidro de seu capacete verde e amarelo, estava a força maior que vinha de Deus, como o fez após o milagre de Donington Park, circuito na Inglaterra, em 11 de abril de 1993, em uma entrevista. Declarou sem o mínimo de vergonha que a grandeza pertencia a Deus, e ponto final. Foi humilde e corajoso no momento em que mostrou o seu lado mais humano, quando instintivamente saltou de seu carro, em meio as cinzas da fumaça, e correu para salvar a vida de seu companheiro de pistas, o piloto Érik Comas. 

Assim, e em tantas outras vezes, Senna venceu!
Venceu para a eternidade!

Eternidade em nossos corações (...)


Com imenso carinho,

Emanuel Angelo
17/03/2014


Vídeos

A maior volta da história da Fórmula 1
http://www.youtube.com/watch?v=A4-oQax8Zbk
Senna ao salvar Érik Comas
http://www.youtube.com/watch?v=WJ64COtKm0I
O reconhecimento e a humildade de Senna para com Deus
http://www.youtube.com/watch?v=h2B4ofZFpYQ

 
Entre céus e poesia
Enviado por Entre céus e poesia em 17/03/2014
Reeditado em 21/03/2014
Código do texto: T4731811
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.