A Escravidão Branca
(Samuel da Mata)

           Dedique a energia da sua juventude a um curso de retorno imediato, aux.de enfermagem, por exemplo. Curso rápido e com emprego garantido. Até ai tudo bem. Depois, ao invés de continuar estudando, entre de sola no mercado de consumo: carro, viagens e luxos diversos. Assim, pressionado pelas despesas e com uma jornada de apenas seis horas, arranje um segundo emprego na mesma área de atividade. Agora sim, viraste escravo. Fechaste todas as perspectivas de uma vida nova. Viverás eternamente cansado, exaurido pela jornada dupla e a receber esmolas por salário. Pior de tudo, embora jovem ainda, perdeste o foco da busca de uma vida mais digna. Para completar, toda vez que fizer uma greve por melhores condições de trabalho verás que há milhares de imediatistas dispostos a ocuparem a sua vaga por um salário ainda menor. Perdão se a reflexão é cruel, mas conheço uma centena de jovens brilhantes que vivem este drama: professoras, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e de muitas outras áreas legadas à saúde e a educação. CONSELHO DE AMIGO: Jovem, nas suas necessidades não busque nunca as alternativas que bloqueiem a luz do seu horizonte!
Samuel da Mata
Enviado por Samuel da Mata em 22/10/2013
Reeditado em 07/09/2015
Código do texto: T4536546
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.