Postura humana
 
     A mente transpõe as expectativas do que é clássico e normal propriamente dito e pensar  nas relações humanas sem buscar as interações é como tirar o doce da boca da criança e esperar as conseqüências deste ato. Já dizia Vinicius de Moraes [...] para viver um grande amor, há necessidade de interação entre pessoas. E pensando nas interações, refletimos de como fazer parte de um grupo quais os papeis exercemos a postura que escolhemos as máscaras que colocamos e tiramos.
 
      Fazer parte de um grupo seja de amigos, família, colegas de estudo ou trabalho, requer uma postura. E esta “palavra mágica” tratar-se-á de Postura humana. Contempla-se de imediato a valorização do individuo na sua integridade e subjetividade, respeitando a personalidade. Buscando diálogo para resolução de problemas, sabendo falar e como falar as coisas tendo um “ouvindo atento” para saber ouvir e esperar a sua vez de falar. Disponibilizando-se, numa postura humana de se colocar no lugar do outro(empatia) e na medida em que somos flexíveis, permitimo-nos de experenciar o que o Outro, por ventura esta passando, sentindo suas dores, suas vergonhas, suas dúvidas, ansiedade, dívidas com o passado, engolindo choro salgado de mágoa ou alegria.
 
     Uma equipe é feita de trocas, e toda troca gera aprendizado. Potencializar as habilidades visíveis e trazer a luz aquelas que estão latentes, fazem parte do crescimento da equipe. Pessoas comprometidas gostam do que fazem, o trabalho é regozijo, as atividades são puro prazer por mais complexas que sejam o desafio é algo que os move para frente. A parceria promove um intercambio com a paciência, aprender a tolerar certas circunstâncias, nos permite silenciar quando as palavras não tem sentido. Valorizar o que se tem, é tirar do armário a razão e vesti-la incorporá-la, e vivê-la na sua integridade. A reclamação contínua, afeta a alma, empobrece o espírito, adoece o corpo, enruga a face, apodrece o humor e afasta-nos dos outros, principalmente aqueles mais íntimos e próximos. Que não se perca o riso, o sorriso enobrece a fisionomia, desarmam o discurso agressivo, ganha adeptos e contagia, harmoniza o ambiente.
 
        Reconhecer uma atitude, um trabalho bem feito, é uma postura humana de elegância, e um elogio soa aos ouvidos como uma música que sublima os esforços incentiva o sujeito a aprimorar o que tem de bom, e melhorar naquilo que há pendência, cristaliza afetos, solidifica relações de confiança entre parceiros.
                                                                                                           
   E neste enlace de empatia, resgata-se a equipe que outrora era espalhada cada um para si, trabalhando no individual e contra o outro, no presente, as pérolas foram juntadas do chão com humildade uma a uma  e um colar de elos se forma. No ambiente onde estamos, deixamos as nossas marcas, somos lembrados por nossas atitudes, e nossas omissões também, somos espelhos e refletimos o que somos sem enfeites e máscaras. Adquirir uma postura humana é pedir demissão para mau humor, renegar a solidão, vestir a camisa, a saia e o guarda roupa todo da onde estamos seja(trabalho, lar, círculo de amigos). É viver apaixonadamente o momento, valorizando o que se tem e o que não tem. E assumir diante da vida nossas imperfeições, no entanto, colocando-se a disposição de mudar e não esperar que o outro mude primeiro, pois toda mudança, primeiro ocorre dentro da gente, se estende ao próximo e nos aproxima de viver a vida na sua plenitude.
 
                                                   Águida Hettwer
 
 
17/10/2013