Planejamento reencarnatório

“Todos Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhe faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida corporal. Sua justiça, porém, lhes concede realizar, em novas existências, o que não puderam fazer ou concluir numa primeira prova.”

Para o Espiritismo, o planejamento para nova reencarnação, pode ser escolhido pelo próprio Espírito, quando se acha em condições, ou por Espíritos designados para essa tarefa.

Antes de nascer, cada um de nós já planeja as provas que viverão no mundo físico, visando exclusivamente nossa evolução. É claro que vai depender muito do conhecimento de cada um em saber escolher aquilo que melhor lhe cabe, caso contrário receberá ajuda. André Luiz, no livro Evolução em Dois Mundos, diz: Os planejamentos reencarnatórios são diversificados porque são diversas as necessidades humanas. “Os Espíritos categoricamente superiores, podem plasmar por si mesmos os corpos em que continuarão as futuras experiências”.

São critérios utilizados para a escolha de nossas provas no meio físico, a cidade onde nasceremos, quais serão nossos pais e nossos irmãos, a escolha da profissão que teremos, o casamento e nossos filhos, quanto tempo viveremos na carne, tudo escolhido é de nosso conhecimento antes de nascermos. Reencarnação não dispensa planejamento, mesmo as mais simples.

Nada ocorre sem a permissão de Deus, porquanto foi Deus que estabeleceu todas as leis que regem o Universo. Dando ao Espírito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a inteira responsabilidade de seus atos e das consequências que estes tiverem.

Acontece que só se escolhe o gênero de provas. As particularidades correm sempre pelo uso do livre arbítrio, de acordo com a posição que se encontra e as consequências de cada ação que se toma.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 14/08/2013
Código do texto: T4433794
Classificação de conteúdo: seguro