A Maior das Gratificações

Tudo que fazemos em nossa vida, procuramos fazer de acordo com os nossos gostos pessoais, pra que exista, no final de cada tarefa, uma gratificação que nos dê prazer. É exatamente assim em nossa profissão. Realizamos um trabalho em busca da perfeiçao daquilo que produzimos, dando assim prazer às pessoas que usufruem desse resultado, e consequentemente a nós mesmos, e a gratificação que recebemos por isso é o salário. Também é assim no momento em que procuramos algum lazer, porque fazemos o que nos é agradável e a gratificação por isso são momentos alegres e descontraídos. Em nossa família procuramos sempre dar e receber amor, e a gratificação por isso são momentos de conforto e felicidade no nosso lar. Mas de todas essas gratificações, existe uma que é incomparável, que é única. A melhor experiência que existe é realizar algum trabalho social, porque consiste não apenas em dar condições para alguém realizar algo que para nós já é até rotina, porque consiste não apenas em ajudar alguém a realizar um sonho. Consiste sim em plantar na alma de um ser humano a esperança, que muitas vezes já havia até se desvanecido. Ver na expressão de uma pessoa a gratidão por ter recuperado a dignidade, ver nos olhos dela a chama da esperança se reacender, e sentir que uma vida que parecia perdida volta a ser vibrante e produtiva, e sentir todo o calor humano que é gerado pela fé em um futuro melhor é a maior das gratificações que uma pessoa pode ter. Por isso não deixe que seu tempo passe sem realizar um trabalho social, ou se não for possível, pelo menos não esqueça de ajudar o seu próximo, porque muitas vezes, algumas poucas palavras, ou apenas uma mão estendida, pode ajudar a salvar uma vida que estava praticamente perdida. E depois de raealizar este simples ato de solidariedade, não espere nenhum agradecimento, apenas olhe no fundo dos olhos da pessoa que você ajudou, porque o que se vê lá dentro não se compra com nenhum dinheiro no mundo, e não se supre com nenhum outro prazer.