Eu - Personagem principal

Aprendi com o tempo a me virar sozinha. A não esperar que alguém me trouxesse felicidade. Aprendi que se eu quero, é meu dever ir buscar. Aprendi que ninguém dar nada por nada. Aprendi que para navegar é preciso não ter medo da correnteza, dos ventos fortes, dos bancos de areia, das pedras e nem mesmo dos tubarões. Fiz doutorado em sobrevivência e defendi minha tese com distinção. Não. Na banca não tinha doutores. defendi minha tese com um único membro - dona vida. Fui seguindo a correnteza que as vezes parecia querer levar-me ao fundo e outras vezes me jogar em terra firme. Aprendi com a dor, minha e dos outros, com as alegrias que hora eu estampava no rosto, hora via expressa em outros rostos. Aprendi com histórias vividas e contadas. Aprendi aqui e ali. Escrevendo e apagando, lendo e corrigindo, rasgando folhas e folhas de papel, gastando horas de sono. Achava eu, que as vezes não daria para terminar... Claro que ficou incompleta do ponto de vista da vida. Mas penso que nenhuma tese é uma história completa; ela pode ser inusitada, mas sempre irá surgir dali novas e novas histórias. Então terminei minha tese e vou partir para transforma-la em um livro e que também não vou terminar, talvez termine o primeiro, segundo... volume. Vai ficar sempre algo para escrever e ai vai chegar o dia final e quando eu fechar os olhos o livro estará terminado. Mas voltando a falar do que aprendi... Aprendi que quando você nasce começa sua história que vai ser cheia de personagens importantes ou apenas figurantes. Aprendi que você tem que se fazer na sua vida o personagem principal. Não para outros, você terá que ser na sua vida o personagem principal para você mesmo!. Não importa como você tenha que fazer isto... Mas terá que fazer!