Medo ou cuidados?

Não nasci para ter medos. Nasci para ter cuidados. Fico sempre a pensar quando alguém manda-me um e-mail ou um recado, dizendo que a internet é um mal e que aqui tem de tudo e que por isto mesmo não se pode falar tudo e nem dizer nada de si.

Eu entendo que a internet é um território aberto onde tem toda espécie de seres humanos. Daqueles que se dizem os melhores do mundo e que serão capazes de matar o pai e a mãe com a faca de cozinha e o colocar na panela para o cozimento com também, aqueles malzinhos que serão capazes de fazerem uma ação tão boa que iria surpreender, se isso fosse possível, até o próprio Deus, se Ele não nos conhecesse no todo.

Então é preciso ter cuidados sim. E muitos cuidados e cada vez mais, porque mesmo no mundo não virtual o mal está instalado a poucos passos de você. É um tal de filhos que matam pai, mãe... Mães que matam seus filhos ou compartilham do assassinato dos mesmos, irmãos que matam irmãos, maridos que matam esposas e vice-versas e até gente que já avisa que se forem traídos, os ditos companheiros, na certa, estarão dentro de uma mala em uma alameda qualquer. Isso tudo sem falar na morte por nada, não precisa você fazer ou ter reação para o bandido que vai levar seu carro, seu dinheiro ou seus pertences lhe matar. Se perguntarem ele o porque apenas dirá - eu quis!. O seu vizinho subiu o muro para que os bandidos não entrassem em casa e com isso trancou a casa para você. Os que moram em condomínios se olham como se fossem inimigos mortais e um bom dia passou a ser artigo de luxo em um elevador ou uma escada. Um esbarrão, um motivo de morte. No transito nem se fala, não se pode errar... A falha pode significar no mínimo uma discussão com ofensas de ambas as partes. Mesmo que o prejuízo material seja mínimo e que se possa resolver apenas com um endereço e um telefone para contato, o transito vai atrasar horas e horas porque ninguém confia em ninguém - palavra dada é assinatura,valia no tempo do meu avô -. hoje nem assinatura tem valor a não ser com carimbo do cartório confirmando a veracidade. Isto só para exemplificar o que acontece no mundo não virtual.

Então... Você tem que ter cuidados sim! Porque na vida mesmo com cuidados já acontece de tudo e com todos nós viventes. Na internet você tem que ter o máximo cuidado com suas senhas, com quem você conversa, com quem seus filhos conversam, a quem você vai incluir ou não na lista de amigos... Mas com certeza você assim como na vida real nunca vai estar seguro/a do que com isso você irá se livrar dos bandidos, malfeitores, sem caráter e ou mesmo os enrolões de menor porte... tipo sou solteiro e estou a fim de casar com você. Ou quero ser seu amigo para lhe comer na web... O que você faz se quiser e se lhe apetecer. Isto tudo é para dizer que existe o lado ruim... Mas gente o medo faz a gente desmaiar antes de ver o bicho. E aqui na internet tem muita gente BOOAAAAAAAAAAA e amiga!

Tenha cuidados com o que você faz e não deixe o medo lhe travar a visão!