NÃO CRESÇA DIMINUINDO OUTRAS PESSOAS ...
 
 
No texto anterior: TRÊS IMPEDIMENTOS À VIDA MELHOR... – Dissemos que: Três coisas importantes (além de inúmeras outras), aprendi em salas de aula: PRIMEIRA: Não se pode (nem se deve) julgar o passado com os padrões que se usa hoje para avaliar a realidade... SEGUNDA: Não é condição aprender o conteúdo completo, após o curso (ao longo da vida) a pessoa irá continuar se inteirando dos assuntos mais necessários (ou mais importantes) do ponto de vista pessoal... TERCEIRA: Nas aulas de pregação, ouvia cada colega ser contrário ao sermão, de forma quer em alguns casos, só não haviam críticas pesadas ao texto escolhido...

E, conforme concluímos o texto, a partir dessas três coisas, (querendo), será possível buscar uma sociedade menos desumana...

ASSIM, em busca de justiça social, disponível a todos, em busca de uma sociedade menos desumana, irámos escrever três textos, enfatizando os três aspectos...


TERCEIRA: Nas aulas de pregação, ouvia cada colega ser contrário ao sermão, de forma quer em alguns casos, só não haviam críticas pesadas ao texto escolhido...

Questionando aquele aspecto, pois em muitos casos a mensagem cumpria o objetivo principal, o professor de um dos semestres observou que, um dos meios de alguém superar seus concorrentes, é impedindo de participar de uma disputa – Por isso aquelas críticas faziam com que se eu ficasse intimidado com críticas e desistisse da participação, os concorrentes teriam um adversário a menos, sem esforço algum...

A partir dessas três coisas, (querendo), será possível buscar uma sociedade menos desumana...


Na prática cotidiana, é possível ver que, o ser humano, gosta de holofotes e realmente é possível se destacar numa multidão (gostando ou não) de holofotes...


O dilema do ser humano, nesse sentido é o medo de ficar para trás enquanto outras pessoas avançarão... CONTUDO, não será esse o problema... Temos que amparar outras pessoas, ajudando–as a crescer na vida (ainda que isso torne nossa escalada mais difícil, porque além do esforço pra avançar, estaremos nos esforçando por outras pessoas)...


MAS, cá entre nós, ainda que aparentemente, seja mais difícil a caminhada (quando estamos ajudando outras pessoas a também caminhar), é um princípio que deve ser observado na luta por uma sociedade menos desumana – por alguns motivos:

Primeiro: Temos responsabilidade por (também) conduzir outras pessoas ao pódium (e não será isso que impedirá nossa vitória;

Segundo: Será bem melhor para nós próprios quando outras pessoas também estiverem felizes por haver conseguido vencer na vida;

Terceiro: Impedir outras pessoas de avançarem poderá significar desperdício do tempo que seria usado em nossa própria vitória...
 
 
 
 
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 19/09/2012
Código do texto: T3889758
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.