O mar...

Você já viu o mar?

Não. Não estou falando daqueles olhar de admiração. Estou falando da contemplação. Do olhar da alma. Do olhar do coração.

Eu já.

Muitas vezes.

Quando estou bem triste gosto de olhar o mar.

De preferência quando são poucas as pessoas ou quando não tem pessoas, elas interferem no meu olhar. Sento-me e fico a ver as ondas que quebram na praia e imagino de quão longe elas vem e quantas histórias me poderiam contar.

O mar tem esse poder de me transportar para mundos distantes, épocas longínquas, nele vejo e revejo passagens de minha vida, de minha história.

Fico a imaginar que eu e o mar somos parecidos, ele na sua grandeza e eu na minha pequenez temos os sal da vida. Já notou que as suas lágrimas e o suor do seu corpo também tem o sal?

Fico a pensar o quanto de conhecimento, de segredos, guardamos eu e o mar...

Se vejo a espuma lá longe imagino que logo aquela onda irá rebentar em uma praia qualquer, igual aquela que logo rebentará aos meus pés e que pessoas de todas as raças, etnias, religiões, credos, opções sexual, condição financeira e até opções futebolísticas irão pisar naquela água e irão se considerar diferentes uma das outras como se o sol, a chuva ou o mar fossem diferentes para uns e outros.

Se vejo uma jangada, um barco lá ao longe, me vem a mente o desejo de conhecer o que eles estão levando, quais serão os sonhos e desejos daqueles que os conduzem. Que farão do que arrecadarem no mar? Perguntas e perguntas me vem a mente sempre que estou em frente ao mar.

Mas não só quando estou triste... O mar me fascina em todos os momentos. Gosto do mar cheio de gente. Neste momento gosto de pensar em cada um que passa por mim. Qual o sua história de vida? Em que aquela moça acredita? E o rapaz que joga bola? O que será que ele faz? E a criança na piscina salgada? Qual será o seu futuro? E o casal que se beija? Serão casados? Se amam realmente... E a mamãe a cuidar do filhinho? E o pai que carrega o filho mar adentro, passará sempre aquela segurança para o sua criação? São tantas as indagações que me perco no tempo.

O mar me traz a alegria do riso fácil... São raríssimas as pessoas que vejo chorando em frente ao mar. Já notou o quanto o mar nos dar alegrias? Parece que todos ali somos felizes, rimos, brincamos, bebemos, comemos e não estamos nem ai para o amanhã! Dane-se o regime.. Hoje é dia de mar! Hoje é dia de praia! Hoje é dia de esquecer os problemas!

O mar tem esse poder... Ele nos livra, ainda que por alguns minutos, do chão batido, da terra firme, do dia a dia, da vida que segue...

O mar é fusão... Ele funde as pessoas em um só grupo, "adoradores do mar". O mar é reunião de almas, ele reuni em suas belas praias pessoas que se conhecem ou desconhecidos eternos. O mar é transparência, nele a vergonha não existe... Você faz amor no mar, você brinca no mar, você descobre seu corpo no mar... O mar é respeito e ai de quem não o respeita... Ele é voraz! O mar é encanto, é feitiço! O mar é vida! É sua vida, é minha vida, é nossa vida!

Então, quando tiver tempo ou mesmo sem tempo dá uma passadinha e olha o mar, contempla a imensidão e vais ver quanto de verdade existe aqui...