Formato da alma

Os seres humanos são todos dotados de uma alma, revestida de um envoltório fluídico que tem a mesma forma do corpo físico. Este segundo corpo não se separa da alma, é também imortal como ela, portanto imperecível. Nosso corpo físico, que é perecível, é apenas uma cópia do original, por isso, quando ele morre, não perdemos nada. Os originais permanecem vivos. A alma é indivisível e se revela pelos seus pensamentos e seus atos. Para que ela possa se manifestar, através do corpo físico, é preciso um elo entre ambos, que seja semimaterial, para que o corpo fluídico fale usando o físico. Esse elo chama-se perispírito, que é invisível.

Esse corpo fluídico que possuímos é o que transmite nossas sensações e lembranças. Ele já existia antes do nosso nascimento e é indestrutível pela morte. É o instrumento criado pela alma, como sua vestimenta, e aperfeiçoado em cada vida. Podemos dizer que é o resultado de nosso longo passado. Nele se acumulam nossas forças, se fixam nossas aquisições das múltiplas existências. A substância que o compõe é mais rarefeita que o éter, bastante sutil, penetra em todas as matérias. Por isso, a facilidade que tem os Espíritos de atravessarem os corpos opacos, obstáculos materiais, e transporem distâncias enormes com a rapidez do pensamento.

É o perispírito que promove a contínua renovação das células do corpo, a estabilidade da vida. É o modelo invisível através do qual passam as partículas orgânicas, e só ele mantém o mesmo formato do corpo, no meio de constantes modificações e renovação celular.

Roberto Valverde
Enviado por Roberto Valverde em 10/09/2012
Código do texto: T3875326
Classificação de conteúdo: seguro