Não Si abale...

Não si abale

Você talvez um dia já sentiu-se abalado diante alguma situação da sua vida? Acredito que respondera sim. Quem nunca sentiu-se abalado após ouvir uma dura crítica sobre um trabalho que levaste horas, dias, semanas ou até meses para edificá-lo, e após apresentação deste trabalho ao ouvir as críticas parece querer jogar tudo fora e até mesmo você desconsidera seu esforço seu suor para que tal trabalho saísse da melhor maneira possível, mas depois se abala por ouvir um simples “não” ou um outro tipo de crítica.

Não podemos viver sempre em busca de elogios, desta maneira sempre continuaremos da mesma maneira que estamos e nem sequer saímos de nossa marca atual, exemplo; Se sua marca em uma escala de 0 a 10, for a média 5 e você sempre ouvir elogios pelo que faz, eternamente você terá 5 de média, nunca menor que ela e nem sequer maior, você ficará estacionado em apenas um lugar.

Temos que saber colocar críticas e elogios em uma balança e deixar a balança equilibrada, para que na crítica nós não nos abalarmos e nos elogios nós não nos exaltarmos, eu tenho um pensamento que diz “Enquanto houver críticas e elogios o mundo estará equilibrado, elogios podem dar muita exaltação, críticas demais podem fazer você cair, ou se levantar caso já esteja caído, as críticas em parte viram elogios, mas nem sempre vice-versa, alias vivemos em busca da perfeição sendo ela existente ou não, em busca do mesmo êxito no que somos e fazemos.”

Uma pessoa que lhe crítica, não quer dizer que ela lhe odeie ou quer seu mal, apesar de existirem críticas destrutivas e construtivas, devemos de ambas tirarmos a parte que nos fará melhorar naquilo que somos e fazemos sem nos abalarmos.

Certa vez em um bosque um homem construía um castelo com cartas de baralhos, como ele sempre buscava coisas magníficas era mil cartas para ele fazer o castelo, as pessoas paravam para ver sua dedicação, pois já tinha tentado varias vezes naquele mesmo dia, e sempre quando estava para terminar seu castelo de cartas ao tentar colocar às últimas o vento sem nenhuma piedade soprava derrubando todo seu castelo, após vezes isso se repetir um homem indagou “Por que você não desiste?, não vê que o vento nunca lhe deixará fazer isso?” No qual o sábio homem respondeu “Você pode não ter notado, mas na base do castelo eu deixei algumas cartas fora de linha da metragem do resto do castelo, o vento talvez seja a crítica, que derruba tudo com um só sopro, me motivando a fazer melhor aquilo que estou tentando fazer, se eu me abalar e desistir de montar esse castelo pelas vezes que o vento da crítica o derrubou, não estarei atingindo o meu propósito, alias, nada disso teria graça se eu chegasse aqui e montasse na primeira vez o meu castelo de cartas”.

Após essa conversa o homem conseguiu montar seu castelo e assim ouviu aplausos calorosos por seu empenho e seu trabalho.

E você como tem aceitado as suas críticas? Você tem se abalado? Pensado em desistir? Você tem ido à busca de construir seu castelo? Seu sonho? Mesmo quando o vento parece querer levar ou derrubar tudo aquilo que você construiu?

Não se abale por ouvir as críticas, não pense em desistir mesmo quando ela for unânime, colete a parte construtiva mesmo das críticas mais injustas ou destrutivas encontre nelas onde você possa melhorar e depois comece seu castelo novamente, sempre preparado para não si abalar caso ele venha ao chão e assim como o sábio homem ouvir o caloroso aplauso após ter conseguido chegar onde almejara chegar.

Xande de Matos
Enviado por Xande de Matos em 26/05/2011
Código do texto: T2995335
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.