ganância....comércio exterior...e o ódio entre as nações.

MOTIVO DO ÓDIO ENTRE AS NAÇÕES

Produtos agrícolas estimulados pelo forte consumo (demanda) – subiram até atingir o ápice em 1919.

Nesta época os Estados Unidos lideravam as exportações agrícolas.

A partir de 1919 os preços agrícolas caíram vertiginosamente e os produtores sofreram pesadas perdas.

Os agricultores americanos criam que as tarifas sobre a importação que tinha sido utilizada no século anterior, era o que resolvia seus problemas de preço interno e exigiram a tarifação de entrada de produtos. Houve tarifa sobre lã, trigo, milho, carne, açúcar e

Produtos manufaturados que eram exportados na grande maioria pelos Europeus.

De repente, as nações Européias que eram credoras, devido suas exportações de produtos manufaturados, passaram a ser devedoras aos Estados Unidos.

A quitação de suas dividas só poderiam ser feitas com exportação de seus produtos, mas a tarifa imposta pelos americanos impedia as negociações.

As conseqüências desta ação americana foram desastrosas para o setor agrícola dos EUA.

Os Europeus que compravam toda a produção agrícola que necessitava, na ânsia de poupar dólares, buscaram na produção interna e em outros parceiros a solução para o problema.

A Alemanha teve os maiores prejuízos na época, pois era a maior potência exportadora de produtos manufaturados e o que mais carecia dos produtos agrícolas americanos.

Nos anos de 1920 foram organizados poderes políticos na agricultura Americana, nunca vistos anteriormente. Pois como o setor urbano prosperava, viam injustiças sociais e exigiam compensações. Conseguiram a elevação das tarifas de exportação e aumentaram ainda mais seus problemas internos, bem como as dificuldades da Europa.

Devido aos altos lucros das empresas não agrícolas, houve um movimento especulativo de emissão de títulos. Buscando lucros fáceis, compradores levavam suas economias e ou tomavam empréstimos bancários para aquisição de ações.

No período de 1926 a 1929 foi o período do pico desta febre que dominou a intenção dos investidores. Houve uma quebra de confiança em 24 de Outubro de 1929, com uma inexplicável corrida para vender ações. O pânico se instalou e a tragédia foi inevitável.

Houve derrocada das bolsas, muitos bancos quebraram e a corrida para saques era diária.

Os banqueiros na tentativa de equilibrar suas finanças executavam os financiamentos agrícolas e a produção do país foi ainda mais comprometida com a contração do crédito.

Em junho de 1930 o governo Hoover protagonizou o maior erro de sua administração.

Elevou as tarifas sobre importação de grandes números de produtos, inclusive não agrícolas, a patamares nunca vistos na história dos Estados Unidos e teve conseqüências desastrosas.

Tal procedimento dos Estados Unidos criou forte onda NACIONALISTA em todo o mundo. Impedidos de exportar aos Estados Unidos, os outros países reagiram com todos os tipos de barreiras possíveis, para evitar importações dos Estados Unidos. O fechamento das fronteiras causou grande queda no comércio mundial.

O ódio acirra-se de novo. O povo sofre as consequências. Mas as reservas de dinheiro dos países financiam o quê?