Vírus Fofoqueiro

Um alerta

Hoje pela manhã recebi um e-mail de uma amiga – endereço tido como “confiável” pela minha caixa postal. Estranhei, no entanto, o assunto, algo do tipo: O SEU NOME FOI COMENTADO, escrito assim mesmo, com caracteres maiúsculos. No texto, “minha amiga” dizia ter descoberto um Blog no qual falavam mal de mim. Clicando nos anexos, eu poderia ver uma cópia do referido “post”. Ainda que no texto se pudesse notar um esforço para parecer individual, dirigido à minha pessoa, o conteúdo pareceu-me algo genérico. Minha amiga não é dada a fofocas, muito menos eu, de modo que estranhei dela tal atitude e não me senti motivada a checar a tal “falação”. Desconfiei imediatamente de vírus. Contatei-a para checar os fatos e, bingo! – ela não havia me mandado nada. Não sei se era vírus ou outro programa maldoso, pois exclui o dito correio sem clicar nos anexos. Fato é que o mecanismo da fofoca pode levar muita gente a cair numa possível armadilha, seguindo as instruções do e-mail sem pensar. Notar que não se trata de endereços estranhos, sim endereços reconhecidos pela caixa postal da possível vítima. Compartilho este episódio por julgar de utilidade pública. Desconfie até mesmo de mensagens de pessoas conhecidas. Seguro morreu de velho, na internet e na vida real.

Um abraço fraterno e cuidado! :-)