Mensagem de Ano Novo Solar - 2010.

Mensagem de Ano Novo Solar.

Sábado, 20 de Março

11h30 h

Olho para o céu, e vejo uma silhueta, um disco fortemente brilhante mas encoberto por este dia nublado, fechado, crepúsculo do Verão.

Olho para o chão e percebo algo encantador, as sombras provocadas pelo sol, são exatamente iguais, perpendiculares, alinhadas com o Zênite nesta latitude. Este dia será igual a noite. Vivemos um momento mágico – O Equinócio. Recebo com alegria o Outono, que já não indica tanto uma estação amena pois o calor continua quase insuportável em algumas localidades. Mentalizo, no hemisfério Norte a chegada da Primavera, o retorno triunfal da pequena deusa Perséfone, a madrinha dos campos floridos, dos animais silvestres, das cascatas que surgem dos degelos e despencam das montanhas fertilizando os altiplanos. Mas a terra ainda sofre com a inclemência do tempo – as grandes nevascas. Brotam flores de Inverno...

O momento é de reflexão.

Vivenciamos o instante da parábola completa, o belíssimo ciclo do Planeta repetido milhares de vezes. A Vida renovada nas Estações, nos elementos e nos quatro pilares do Universo, que esse Ser Maior, infinitamente Maravilhoso concebeu nesse Projeto Cósmico.

Trilhamos mais uma vez essa caminhada pelas Estrelas rumo às grandes Realizações, começamos a viver plenamente a Era Aquariana, repleta de Vida, alegria e Liberdade suprema. Mas, estamos vigilantes diante das Verdades esmagadoras. Por ora, sabemos das relatividades. Estamos cientes de que Tudo e Nada são apenas conceitos e que o tempo visto por uma ótica concretista é tão surreal quanto parece, desloca-se pelo espaço além da velocidade da Luz, e acaba virando poeira levada pelo vento Cósmico até aos confins do Universo. Mas, algo realmente concreto permanece junto aos nossos seres: Há Paz na terra dos corações dos homens e mulheres de boa vontade.

Mais um Ano se passou. Com ele, se foram os momentos felizes e os infortúnios. Quantas realizações foram frustradas? Às vezes, quantas angústias nos levaram ao desânimo tornando-nos mais céticos? Mas, também quantos sonhos permaneceram a serem realizados? Fomos assolados pela fúria da Mãe Natureza que brutalmente atingiu a terra com seus terremotos, tsunamis e chuvas devastadoras, fenômenos que afligiram nossa pobre humanidade. Foi então, que ressurgiu algo bom, como uma flor brotando no coração dos pântanos encharcados. É em momentos como esses em que a dor e o desespero batem na porta que se abre fora do egoísmo e da indiferença para que o jardim floresça com diversos tons e variadas formas. Nos nossos corações e mentes, o momento é de Reflexão...

Solidariedade é a palavra certa.

Não basta a segurança dos nossos lares, junto a nossa gente amada e das coisas que lutamos para tê-las e que dizemos nossas. È mais que isso.

É preciso repensar esse modelo social viciado. É preciso ver como faremos no futuro para termos uma condição de vida com melhor qualidade para todos irrestritamente, sem a ótica da discriminação, seja posto a qualquer natureza, social, política ou religiosa, respeitando se a Liberdade de escolha de cada um e de todos. Mais que isso, é cuidarmos da nossa casa global, dos nossos irmãos ameaçados de extinção, da nossa água e do precioso ar que respiramos. Precisamos urgente reconsiderar muitos de nossos conceitos e pré conceitos por que como já disse, são velhos paradigmas ultrapassados.

Sejamos solidários neste Ciclo Novo que amanhã se inicia.

Feliz Equinócio Vernal.

Feliz 2010.

Feliz Ano Novo!

A todos, Um beijo, uma flor azul e um pote de mel...

Álvaro Francisco Frazão.