PEIXES

20 DE FEVEREIRO

Hoje finalmente o Sol entra na última casa. E a beleza do Mistério continua... Conviveremos durante este período, ou seja, até 20 de março com os Peixes. Os peixes são criaturas simples, mas misteriosas. Quando vamos pescá-los, são eles que nos escolhem. Um pescador com as mesmas condições que outro no mesmo local à beira de um rio, num lago ou mesmo no mar, retira muitos peixes da água, enquanto outro acaba desistindo da pescaria. Ele não sabe pescar... Dizem. Será? Os peixes parecem ser uma agradável surpresa da Evolução das espécies. Permaneceram na água, e mudaram muito pouco nestes milhões de anos. Retiram do ambiente o oxigênio que precisam e se reproduzem de forma estranha, mas fascinante, quase não têm sangue e funcionam de maneira previsível. São animais cuja função parece ser o povoamento das águas do planeta, muitos têm forma e cores belíssimas, sem esquecer que servem de alimento a ¾ do planeta, com suas carnes brancas e rosadas ricas em ômega 2 e 3 além de deliciosas, são essenciais a saúde de tantos outros inclusive dos humanos.

Nos primórdios do Cristianismo o peixe foi adotado como símbolo. Ficou sagrado. Isto fazia parte também do Mistério.

Os nativos do Signo de Peixes são indivíduos frios, embora sensíveis, cujas emoções estão sempre em razão da ordem natural das coisas, são inteligentes e com pouca criatividade. Serão bons matemáticos, professores em geral, químicos, religiosos e se darão bem nas Ciências da Informática, pois são dotados de raciocínio lógico.

As lendas são muitas, mas uma delas diz que o deus Tifão também deus das secas, era na época inimigo imortal e mais poderoso que o próprio Zeus. Por isso persegui-o e tirou-lhe os dotes viris e a consciência. Só muito depois é que Hermes o mensageiro consegue tocando sua flauta convencer o terrível Tifão a devolver a Zeus seus poderes. Tifão era pai de criaturas bizarras como o Cão de três cabeças – Cérbero. A Esfinge e a Hidra de Lerna. Eros e Afrodite também foram muito perseguidos pelo malvado deus, porque viviam um amor proibido pelos deuses,acuados foram ajudados pela cabra amaltéia que indicou-lhes o caminho do mar. Lá, Tifão não poderia entrar por ser o deus da seca. Também foram socorridos por Netuno que lhes enviou dois grandes peixes que atados a um laço de ouro levou-os ao fundo onde viverão para sempre o seu amor proibido no Reino das águas profundas de Netuno. Estes Peixes foram depois compensados pelos deuses, levados ao céu, tornando-os imortais na Constelação de Peixes...

Álvaro Francisco Frazão.