Na escola da vida

Na escola da vida,

Na escola da dor e do amor.

O que será certo ou errado...?

Não sei...quando penso que sei...nada sei...

Porque na matemática da vida 2+2 nem sempre é igual a 4.

Eu digo e provo o resultado...

Outro dia...

Não me lembro à data...

Mas guardei o momento que transformou parcialmente um conceito firmado...

Um homem, cujo nome, nem sei...mas os seus olhos...olhos da fome...da dor...do desamor...da indignidade ....bateram de frente aos meus...

Palavras que eu ouvi com tanta afirmação tornaram-se abstratas... a verdade absoluta., passou para o meio termo...

Explico o por que...

Quantas vezes ouvimos nossos pais dizerem:

_ Não jogue comida do lixo!

_ Você quis, agora come tudo!

_ Tanta gente passando fome e você desperdiçando!

Afirmamos, constantemente, comida não é para ser jogada no lixo...

Mas aquele homem mostrou-me que a lata de lixo é a panela que serve a sua comida.

Aquele pobre homem procurava no meio do lixo algo para suprir a sua necessidade fisiológica...

Necessidade de todo ser humano...

Eu vi quando ele pegou uma garrafinha de iogurte e levou ao encontro de sua boca, vendo que quase nada saia ele passou o dedo, buscando o resto-do-resto...

O que para nós causa repugnação ...para ele é um meio de sobrevivência...

Até mesmo eu, naquele instante, desejei que aquela garrafa pudesse ter mais do que tinha...desejei que a pessoa que comprou aquele iogurte tivesse jogado mais do que jogou...

Imaginei que aquele homem deve ter olhado para a lata de lixo e pedido a Deus que ela estivesse farta de restos de alimentos.

Nesta hora pensei:

_ Meu Deus será que quando colocamos comida no prato e deixamos...ou...quando compramos além do que precisamos para satisfazer a nossa fome é porque alguém, diante de alguma lata de lixo ou num lixão, pedi em oração aquele alimento...?

Meus olhos encheram-se de lágrimas e o meu coração de dor...

Foi tudo tão rápido...apenas uma passagem na estação do metrô, que serviu de lição de vida...

Aqueles olhos, não esquecerei jamais...

Quantos homens, mulheres e crianças têm como panela às latas de lixo e o prato às próprias mãos sem higiene...

Tudo sujo...

Mas no meio de tudo isto existe “vida” pessoas lutando pela sobrevivência...pessoas muito mais humildes de coração do que nós...que, por muitas vezes, não agradecemos o alimento que temos em nossa mesa...

Não devemos jogar alimento no lixo...!

No entanto, no palco da vida...na triste realidade...quando jogamos comida no lixo alimentamos uma pessoa...

Na escola da vida...

O CERTO VIRA UTOPIA,

O ERRADO VIRA VERDADE...

Marlene Rodrigues Alves
Enviado por Marlene Rodrigues Alves em 25/01/2010
Código do texto: T2051033
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.